sexta-feira, 21 de novembro de 2014

AUTO CONFIANÇA, AUTO ESTIMA E PERSEVERANÇA: TRÊS PILARES PARA O SUCESSO

Para entendermos melhor como chegar ao sucesso e a realização de nossos sonhos e objetivos, precisamos arar, olharmos para dentro de nós e encontrarmos três pilares essenciais para os desafios que teremos na vida, pois podemos passar por várias situações e sensações no trabalho, nos relacionamentos familiares e amorosos, nas amizades e tudo que o meio nos oferece para o nosso desempenho e realização.

Começamos pela auto estima, muito se fala mas pouco sabemos o que é e como tê-la, portanto de forma  objetiva  é o julgamento e a apreciação que cada um tem de si mesmo, é a capacidade de gostar de si, ou seja ter uma auto-avaliação positiva através de seu autoconhecimento. Conhecer a si próprio é o primeiro passo para o seu sucesso, pois através de um diálogo interior você  enxergará seus limites, irá valorizar suas virtudes e qualidades, checar seus pontos fortes e fracos e sentir-se bem consigo mesmo. É uma escolha que influenciará  diretamente o nível de resultados na sua vida.

A auto confiança significa a confiança em si mesmo, ou seja as pessoas autoconfiantes são decididas, sem erem arrogantes ou defensivas, apresentam-se de maneira segura, têm facilidade de expressar suas opiniões, enfrentam desafios, dominam novos trabalhos e tomam decisões sensatas mesmo sob pressão. Para se ter auto confiança é necessário buscar vencer os medos e tentar superar as próprias fragilidades.

Perseverança é conhecida como não desistir, continuar e eu gosto da forma como Catherine Ponder menciona em seu livro Leis Dinâmicas da Prosperidade ...é uma atitude de posso conseguir... ou seja comporta coragem, audácia e ousadia. Ela não titubeia, mas prossegue sempre e continua trabalhando com afinco até conseguir o resultado que deseja.

Como mencionei no inicio passamos por várias áreas da vida que possam nos trazer a rejeições, conflitos, crises, erros, desvalorizações, fracassos e passarmos a perdermos a esperança. Em algumas situações o ser humano pode ter sua autoestima e auto confiança abaladas, mas será essa sensação e vontade  de que vou conseguir que irá fazer você continuar a conquistar o que a vida pode de melhor proporcionar.

Conheço pessoas que reclamam do mundo por acreditar que são vítimas dos acontecimentos, mas há também pessoas que transformam os obstáculos em grandes estímulos para se tornarem melhores. O que diferencia os bem-sucedidos dos medíocres, é em grande parte a capacidade de olhar o mundo como oportunidade de crescimento, aprendizagem, e tomando as decisões com riscos, flexibilidade e perseverança para mudar o rumo de suas vidas.

E você já sabe o que vai precisar fortalecer para chegar ao sucesso?

Abraços,

Viviane Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário