quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Seu chefe é chato?...Use-o para aprender e crescer na carreira

Não tenha mais medo da cara feia e da gritaria que o seu chefe faz quando você comete um erro (felizmente esse não é o clima que impera no Grupo LET). Estando com razão ou não, o indivíduo que hierarquicamente lhe dá ordens ou delega tarefas tem algo a lhe ensinar – ainda que ele possa estar fazendo da forma menos indicada.

O ideal é pensar pelo lado positivo e tirar proveito da situação. Manter o sangue frio no ambiente de trabalho é fundamental na convivência de egos.

Uma das cenas mais comuns no mundo corporativo são os funcionários reclamando de um chefe exigente demais. No entanto, são poucos os que param para pensar no benefício que ter um chefe “pitbull” pode trazer para sua carreira.

Que fique bem claro, um chefe exigente pode até ser autoritário em alguma circunstância, mas ele não é um carrasco e em nenhum momento desrespeita ou humilha seus subordinados, ele cobra, mas respeita os profissionais com quem trabalha. Afinal de contas, a primeira pessoa de quem ele exige é dele mesmo, e sabe bem que não alcançará suas metas muito bem definidas sem a colaboração de sua equipe.

Assim como se aprende mais com o professor que “pega no pé”, o chefe “pitbull” também vai acelerar o aprendizado e o amadurecimento profissional de seus funcionários. Por mais tensa que seja essa convivência, o profissional sai ganhando, pois estará construindo uma base e sem dúvida uma carreira sólida.

Em meio a possíveis desencontros, é importante observar o que é possível aprender com cada situação e com as pessoas que fazem parte da sua rotina de trabalho. Ninguém é 100% intolerante, incompetente ou insuportável. Todos possuem características que podem acrescentar de uma maneira ou de outra.

Benefícios desse convívio

Confira alguns aspectos que podem ser aprimorados com essa convivência e reflita sobre cada uma dessas palavras:

• Responsabilidade – deveres têm que ser cumpridos e atribuições que são suas têm que ser valorizadas para a sua própria sobrevivência na empresa.

• Perfeccionismo – Ninguém acerta 100%, mas tente sempre estar se aproximando desse patamar, com cuidado e sem afobação.

• Empenho – Vestir a camisa do local onde se trabalha é primordial para que você conquiste respeito. Já parou para pensar que o cara às vezes é mala com você porque ele sabe que você pode se empenhar mais e você não o está fazendo.

• Dedicação – Separar seu tempo para cumprir aquela tarefa e efetivamente cumprir evita dores de cabeça.

• Disciplina – Seja constante em suas atividades e evite dar chance para que os outros lhe apontem falhas. Como? Passe a anotar tudo o que tem que fazer no dia seguinte. E ao final de cada dia anote os imprevistos que ocorreram. Ao final da semana leia tudo o que ocorreu e analise e incidência de imprevistos com vistas a ter menos surpresas na semana seguinte. Tente fazer tudo com eficiência rapidez buscando separar algum tempo de sobra para esses imprevistos.

• Conhecimento – Mesmo dentro de uma briga pode-se aprender algum comportamento ou alguma prática que não se sabia. Pode parecer loucura, mas valorize as frases carrancudas do seu chefe (se o seu chefe for assim, é claro)

• Metodologia de trabalho – Sem esquizofrenia tenha seu método de trabalho, um método que não agrida o espaço dos outros e que facilite o trabalho em equipe.

• Planejamento – Quem planeja tende a evitar sufocos no dia a dia de trabalho.

• Aprender a lidar e respeitar hierarquias – Analise porque aquele cara é o chefe, porque você deve respeitá-lo, o que pode acontecer a você e aos outros se você não o fizer.

• Jogo de cintura – Saber lidar com o diferente nem sempre é fácil, mas é necessário em um mundo lotado de gente onde as pessoas se trombam todos os dias. Ao lidar com o chefe turrão, a pessoa pode aprender como domar sua própria impaciência e seu pavio-curto.

• Flexibilidade – Mudar a todo o momento, se adaptar a novas situações e gerenciar mudanças é vital em um ambiente de trabalho. O chefe mala pode ser um atalho importante nesse aprendizado.

• Rapidez de raciocínio – Quando se é cobrado com intensidade temos que pensar mais rápido em soluções. Comece treinar sua mente cada vez que for cobrado, mesmo que isso não signifique necessariamente salvar a sua vida.

• Lidar com cobranças e superar expectativas – quando você for cobrado pelo chefe experimente surpreende-lo com mais do que aquilo que ele pediu. Dê-lhe um brinde e possivelmente você será brindado com pelo menos um período de trégua.

• Ganhar credibilidade – Se você não entra em conflito com seu chefe e procura entender o que está se passando, sem baixar a cabeça, mas se impondo de uma forma inteligente e com argumentos cria-se uma tendência pela qual você ganhará maior credibilidade.

• Gerar confiança – quem ouve o chefe, esmo em situações de estresse tem mais facilidade em ganhar sua confiança. Mais do que isso, ao saber sair de situações difíceis a auto-estima tem um up grade valioso.

Não crie barreiras e procure tirar o melhor dessa situação. Grandes líderes fazem uma grande diferença no aprendizado pessoal e profissional. Quem optar pelo caminho do aprendizado terá seu desempenho reconhecido e fortalecido por toda sua trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário