quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Surpreendedor - Celia Spangher


Hoje em dia, ouve-se muito sobre empreender, empreendedorismo, estórias de sucesso de grandes empreendedores, mas pouco se fala do fator “Surpreendedor” que está embutido nesse sucesso.

Tenho lido e conversado muito a respeito tanto de carreira como de negócios, já que este é o meu ambiente de trabalho, e noto que não basta mais ter a veia “empreendedora” para fazer as coisas acontecerem, e com êxito – é necessário surpreender. 

Não é mais suficiente abrir uma loja, uma padaria ou uma indústria, é necessário surpreender o seu cliente. Não basta ser funcionário de uma empresa, ocupando um cargo X, desempenhando suas funções e atingindo suas metas – você precisa Surpreender – é um fato.

Quem se lembra dos dias de Rolim Amaro na TAM? Quem se lembra de ser recebido pelo Comandante Rolim em pessoa, com tapete vermelho e champagne nos vôos para Brasília? Era a surpresa das surpresas, que transformava uma simples viagem em uma verdadeira experiência. 

Definitivamente, Rolim Amaro era muito mais do que um empreendedor, era um Surpreendedor. Hoje, a TAM é apenas mais uma companhia aérea, perdeu seu fator Surpreendedor. Uma pena.

O que leva milhares de pessoas a desejarem os produtos da Apple de Steve Jobs (ainda que tenham problemas?) – é o fator Surpreendedor – Steve Jobs está nessa categoria.

Fui visitar um cliente outro dia e fui recebida por uma recepcionista muito simpática e atenciosa. Após a reunião, que durou mais do que imaginava, fiquei algum tempo aguardando um táxi sentada nessa recepção, próximo do horário de almoço. O motorista ligou dizendo que ia demorar um pouco e comentei com ela que eu ia ter que parar em algum lugar para comer algo, pois tinha outra reunião em seguida. 

De repente essa moça apareceu na minha frente com um suco, dois pães de queijo e um sorriso – “é para enganar a fome até a próxima reunião!”.

Ela nunca tinha me visto antes, eu sequer sou cliente da empresa dela (pelo contrário, eles são meus clientes).

Rolim Amaro, Steve Jobs e a recepcionista Cintia tem algo em comum – são Surpreendedores na mais pura acepção da palavra. Dispostos a ir aquele metro além da linha de chegada para conquistar e surpreender.

E você, na sua carreira ou negócio? É Surpreendedor?

Celia Spangher é Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

Nenhum comentário:

Postar um comentário