Hoje
quero conversar com você sobre como vender o seu peixe.
Qual é o
seu peixe?
O seu
peixe pode ser um livro, pode ser uma palestra, pode ser um software, pode ser
o seu restaurante, pode ser um tratamento de beleza… Ou seja, é aquilo que você
tem a oferecer para seus clientes.
Quando
você quer ter sucesso, você precisa cuidar de várias frentes ao mesmo tempo.
Por exemplo: se no seu restaurante a comida é boa, mas o atendimento é péssimo,
o sucesso não vem. É preciso cuidar de toda a estrutura, ao mesmo tempo, para o
seu negócio dar certo.
Existem
cinco pontos que são fundamentais para o seu sucesso:
1.Você precisa
posicionar correta e claramente o seu produto no mercado
Por
exemplo, para vender um tratamento de beleza, você tem que ter um diferencial
dos demais concorrentes e deixar isso muito claro: “Este é um tratamento de
beleza para jovens de 13 a 18 anos”. Isso é posicionar claramente o seu produto
ou serviço. E aí você acrescenta a sua marca: “Tratamento de beleza de Tereza
Cristina”.
Sem esse
posicionamento fica complicado você se relacionar com seus clientes.
2.Você precisa criar
um produto Premium
Um
exemplo: Se o texto de um livro for ruim, ele jamais vai se tornar um Best
Seller. Não vai vender mesmo!
Se o seu
produto não for bom, não tem campanha de marketing que consiga fazer você ter
sucesso. Então você tem que ter um produto Premium.
A melhor
maneira de criar um produto especial é fazer um teste com pessoas que não
conhecem você. Peça para elas dizerem o que acham do seu produto e ouça com
atenção. Seus clientes são o que eu chamo de “Gênios do Marketing”. São eles
que definem se o produto vai vender ou não. Então, pergunte a eles o que acham
sobre seu novo produto.
3.Você precisa
divulgar o seu produto
O
trabalho de divulgação é fundamental. Você precisa ter um site legal, trabalhar
nas redes sociais, ir pra televisão, informar seus clientes…
Por quê?
Porque se você tiver um produto Premium, mas ninguém souber disso, de nada vai
adiantar. Você não vai ter sucesso. Você pode até crescer, mas vai crescer
muito lentamente.
4.Você precisa cuidar
das vendas do seu produto
Se o telefone
do seu departamento de vendas não está tocando com os clientes procurando o
produto, algo está errado no seu sistema de trabalho. Se o telefone de vendas
não tocar, não adianta reclamar da equipe de vendas. Porque os clientes não
estão chegando até eles.
Agora,
se o telefone está tocando, mas seu pessoal não está vendendo, então você tem
que treinar sua equipe de vendas, porque eles não estão sabendo como agir e converter
consultas de clientes em vendas.
5.Você precisa
melhorar sempre o seu produto e aprimorar o seu sistema
Você tem
que pensar sempre em produtos novos para oferecer a seus clientes. Mas sempre
deve manter os seus produtos dentro do seu posicionamento no mercado. E com
cada novo produto você tem que trabalhar dentro desse sistema, o tempo todo e
em todas as fases ao mesmo tempo. Se você falhar em qualquer uma dessas etapas,
seu produto não vai funcionar e sucesso não virá.
Ao mesmo
tempo, você precisa usar cada novo avanço para aprimorar a maneira como você
aplica esse sistema. Esse é o sistema para o seu sucesso e você deve cuidar de
ajustá-lo aos seus negócios e aplicá-lo sempre com muito carinho.
Por
Roberto
Shinyashiki
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