Aptidão, o que é?
O conceito de aptidão é um dos temas centrais na teoria da evolução.
Você já deve ter ouvido a frase: “sobrevivência do mais apto” alguma vez. Na palavra aptidão está contido o conceito relativo à competição pela sobrevivência ou predominância.
Na verdade, ela descreve a capacidade de um indivíduo para a reprodução e consequentemente para resistir ao processo de seleção natural.
No dicionário, a palavra “apto” significa: idôneo, habilitado; que possui capacidade natural ou adquirida para realizar algo.
Fala-se muito em “estar apto” e “ser apto” especialmente em assuntos de Recursos Humanos, seja na contratação de pessoas, na promoção a novos cargos e funções ou em treinamento e desenvolvimento.
Aptidão é muitas vezes confundida com adaptação. Pela adaptação consegue-se aptidão. Mas aptidão e adaptação não são a mesma coisa.
Friedrich Nietzsche disse em uma de suas obras:
“Numa humanidade tão altamente desenvolvida como é a atual, cada um, por natureza, recebe um dote como acesso a muitos talentos. Cada qual tem um talento inato. Mas só a poucos é dado por nascença e por meio da educação o grau de tenacidade, persistência e energia, para que o indivíduo se torne, realmente, um talento, para que, portanto, venha a ser aquilo que é; ou seja, traduza isso em obras e ações”.
Na prática, a aptidão em qualquer área é diretamente proporcional ao treinamento. Uma bailarina que se submete a severos critérios de prática de dança, tende a tornar-se mais apta, e por isso, melhor do que as que não praticam com a mesma rigidez.
Um atleta, idem.
Logo, na vida profissional, a aptidão pode ser igualmente desenvolvida.
Um vendedor medíocre poderá tornar-se grande nos negócios, desde que estude e pratique com rígida disciplina a arte e a técnica da venda.
Um gestor pode organizar-se pessoalmente, treinar e converter-se em um grande líder orientador e inspirador para a sua equipe e muitas outras.
Tanto para estas como para todas as outras situações da vida, treinar é essencial.
Sem treinamento, não existe capacitação. E sem capacitação, ninguém estará apto ao desempenho. Assim, não existirá qualidade, metas atingidas nem competitividade.
Treinar é preciso. E depois: treinar, treinar e treinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário