terça-feira, 24 de abril de 2012

Como elevar sua autoestima

Como anda sua autoestima? O que você tem feito para elevar sua autoestima? Você acredita nesse negócio de autoestima? Aliás, o que é mesmo autoestima? Acredite, não existe nada mais difícil de controlar do que a sua autoestima. Se fosse simples assim, as pessoas seriam mais alegres, menos críticas, mais dóceis, menos violentas, mais otimistas, menos negativas, mais confiantes, menos improdutivas.

Estar bem consigo mesmo é um sentimento que depende muito mais de você do que dos outros. Muito bem! Deixe de lado um pouco a filosofia e pense seriamente, não é fácil levantar todos os dias com a autoestima elevada, cheio de confiança, animado e pronto para outra, como se diz na gíria. Contudo, é possível trabalhar essa questão e também é necessário tentar.

Sem hipocrisia, vou ser solidário contigo. Duvido que alguém consiga sair da cama diariamente sorrindo, feliz e esperançoso, afinal, a primeira imagem que você vê no espelho nunca é aquela que você gostaria de ver. Demora certo tempo para recuperar a esperança de um dia melhor. Essa é a sua primeira prova de fogo, acertar a combinação da roupa, ajustar a melhor posição do cabelo, alimentar-se de algo que não se resuma apenas ao café requentado, ao leite gelado e ao pão adormecido, por vezes, sem qualquer mistura.

Por força da profissão e da filosofia difundida nos meus livros, posso dizer que me tornei um especialista no assunto. Aprendi a controlar a ansiedade, mudei o vocabulário e passei a compartilhar minha experiência com as pessoas que compartilham suas angústias comigo, ajudando-as da melhor forma possível, afinal, qualquer um pode realizar pequenos milagres emprestando os ouvidos e um ombro amigo para alguém.

Para aumentar a sua autoestima e controlar a sua ansiedade em relação ao imediatismo das coisas, você deve aprender a recontextualizar determinadas situações mediante o ajuste ou a mudança de percepção. Você pode levantar de manhã cedo e, diante daquela imagem pouco animadora no espelho, expressar um comentário negativo a seu respeito.

Depois de alguns minutos, antes de sair para o trabalho, a mesma imagem pode ser vista de maneira diferente, afinal, você será comparado na rua por milhares de pessoas, seus concorrentes, que se movimentam de maneira frenética tentando obter o mesmo que você, atenção, oportunidade e reconhecimento, talvez com problemas muito mais relevantes do que os seus. A sua imagem é o que você faz dela.

Quer elevar a autoestima e livrar-se da negatividade que o mundo tenta incutir na sua cabeça? Aqui estão algumas dicas que continuam sendo muito úteis para mim e, acredite, já fui um cara difícil, rígido nas posições, amargo por várias razões que não vale a pena lembrar. Mas a vida dobra os insensíveis e, como diria Mercedes Sosa com sua magnífica voz, cambia, todo cambia, gracias a Dios.

Tenha o seu próprio sistema de crenças: fé em si mesmo, nos seus amigos, nos seus companheiros e no seu chefe; fé na vida, na esposa, no marido, no seu potencial criativo e na esperança de um mundo melhor. Até mesmo um ateu precisa de alguém que acredite nele.

Concentre-se no que você tem de melhor: lembre-se, você é melhor do que todas as pessoas em alguma coisa e não tão bom quanto elas em outras, portanto, o que você tem de melhor é a sua vocação e isso não lhe pode ser retirado; 

Evite prejulgamentos, críticas e comparações: em geral, o que aparece na mídia é fabricado, produzido, trabalhado no photoshop, portanto, seja você mesmo; inspire-se nos casos de sucesso, mas não se torne um alienado, caso contrário, você viverá frustrado; o prejulgamento e a crítica, além de não agregar valor, roubam-lhe a energia que poderia ser canalizada para as coisas boas da vida; 

Controle a ansiedade e melhore suas escolhas: é fácil ser induzido ao erro através das escolhas realizadas por impulso; é assim no amor, no shopping e na vida profissional; seja seletivo e ao mesmo tempo flexível; leva tempo para consolidar uma ideia, um relacionamento e uma carreira;

Não perca seu objetivo de vista: tenha claro o objetivo principal em mente, desenvolva estratégias, estabeleça metas e concentre toda sua energia para alcançá-lo; a falta de objetivos pessoais conduz as pessoas ao ostracismo, o que, por sua vez, reforça o pessimismo e dificulta o relacionamento interpessoal;

Apresentação é tudo: vista sua melhor roupa e arrume-se da melhor maneira possível, não importa o dia e a hora; seja crítico quanto aos detalhes, mas não perca a essência do seu caráter; isso é o que vale, a roupa apenas reforça a sua autoestima;

Mais otimismo, menos negativismo: pessoas e discursos negativos são capazes de transformar um lindo dia de sol em tempestade, de um segundo para outro, portanto, evite-os; quanto mais você praticar o otimismo, maiores as chances de sucesso; entre o pessimismo e o otimismo, não hesite, o segundo é imbatível;

Pratique mais, reclame menos: a persistência é a força do hábito, segundo Napoleon Hill, autor de A Lei do Triunfo; portanto, quanto mais positivo for o seu comportamento, menor o sofrimento e maior a chance de manter sua autoestima elevada.

Todos os dias a vida lhe dá uma nova chance de escolher o modo como você pretende vivê-la. As opções são infinitas: alegria ou tristeza, desespero ou esperança, otimismo ou pessimismo, amor ou vingança, ódio ou perdão.

Seja qual for a sua escolha, ela influirá diretamente na sua autoestima, portanto, nunca se deixe aterrorizar pelas expectativas alheias quanto à sua pessoa. A sua postura e o seu caráter moldarão o seu destino.

Pense nisso e seja feliz!

Por Jerônimo Mendes 

Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/motivacao/como_elevar_sua_autoestima

Nenhum comentário:

Postar um comentário