quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atitudes vencedoras para um profissional de sucesso

Uma das grandes diferenças entre os profissionais de sucesso e aqueles que apenas "trabalham para sobreviver" é justamente esta: a capacidade de aproveitar este momento e estabelecer objetivos que realmente serão buscados durante o ano que se inicia. Para que você também possa terminar o ano com a certeza que a sua carreira progrediu separamos cinco das principais dicas de diversos especialistas em carreira:

1 - Estabeleça Metas. Crie prazos e objetivos claros para a sua carreira. Ao fazer isto você poderá acompanhar os resultados que estabeleceu bem como modificar algo que não tenha ocorrido como o planejado. Isto também servirá para tirar as idéias do papel à medida em que ao estabelecer uma meta para a sua carreira você terá que se compremeter realmente com isto procurando maneiras que viabilizem os seus projetos.
Lembre-se: quanto melhor detalhado este projeto maior será a visualização de tudo que precisará acontecer.

2 - Atualize-se. Não seja vencido pelo marasmo e pelo comodismo. Não importa se você está começando sua carreira agora ou se já tem bastante experiëncia, se está empregado ou procurando uma nova oportunidade. Estar atualizado é sua obrigação e fator importantissímo para a sua carreira. Pense no que você quer aprender e, principalmente, no que você precisa aprender. Este conhecimento pode estar em um livro, em um curso rápido ou até mesmo em um curso técnico ou em uma faculdade. O importante é você ter certeza que continua aprendendendo coisas novas pois conhecimento nunca é demais.

3 - Participe mais. Com certeza você já sabe que as empresas valorizam os funcionários que se mostram sempre dispostos à ajudar, colaborar, contribuir seja com esforço, com experiência ou com novas idéias. Mas diga sinceramente: o quanto você anda contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa e dos seus colegas de trabalho? Se a resposta for positiva, parabéns, entretanto não desanime pois sempre é possível contribuir um pouco mais. Agora se a resposta for vaga ou negativa, é hora de mudar de atitude pois ninguém é uma ilha que viva isolado dos demais e indiferente ao que acontece em volta além de que vocë também está sendo avaliado por isto.

4 - Apareça. Cuide de seu Networking (rede de relacionamentos). Estes contatos podem te trazer novas idéias para o seu trabalho, indicar novas oportunidades além de oferecer um rico aprendizado através da troca de experiências. É importante que você procure dar o melhor de sí para o seu trabalho e a sua empresa mas isto não te obriga a se isolar do mundo lá fora. Abra as janelas e tire o pó de sua agenda, fará bem para a sua carreira e para a sua cabeça.

5 - Cuide-se. Por mais que você seja um excelente profissional, a sua carreira pode sofrer um revés e uma queda de rendimento se sua vida particular não estiver equilibrada e os problemas começarem a afetar o seu trabalho. Cuidar da saúde física e mental, procurar ter relacionamentos sadios e harmoniosos além de se preocupar com o lazer e com o equilíbrio financeiro ajudam para que o profissional possa se dedicar integralmente ao seu trabalho dando o melhor de sua capacidade e sem estar preocupado com estas questões.

Cuidar-se é um dos pilares da empregabilidade. Assim como o planejamento do seu trabalho diário, o futuro da sua carreira depende de um acompanhamento de metas e resultados para que seja alcançado os objetivos estabelecidos.

Existe uma frase popular que explica a importância de se sonhar alto: " Mire sempre na Lua, pois se errar ainda assim você estará entre as estrelas. " Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário