quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

5 Perguntas sobre esse Ano para melhorar o Próximo

Estamos bem perto do final do ano que sem dúvida para o Brasil, para o mundo e para muita gente não foi um ano fácil, simples ou, no mínimo, positivo. Enquanto para algumas pessoas foi um ano neutro, sem muitas novidades e outras até conseguiram fazer deste o melhor ano das suas vidas.
Todo ano, na TriadPS, realizamos uma pesquisa para compreender melhor como foi o ano das pessoas e quais são suas expectativas para o ano novo e os resultados são sempre surpreendentes.
Um dos dados que mais me surpreendeu na pesquisa deste ano foi o fato de que para 21% dos respondentes, 2016 foi o pior ano das suas vidas, mas 22% acha que o mesmo ano foi o melhor de suas vidas. O que eu entendo de tudo isso é que, mesmo diante de todas as adversidades que enfrentamos na economia brasileira, ainda ficou bem equilibrado o número de pessoas que conseguiu viver um ano excepcional. Claro que muita gente perdeu o emprego, sofreu perdas financeiras, de saúde, etc., mas essa não foi a regra geral.
É isso que quero chamar sua atenção nesse post. Seja seu ano atual um excelente ano, um ano morno ou pior da sua vida, ele é importante para fazer os próximos anos melhores.

Todo ano tem aprendizado. Sem exceção. Até não fazer nada é um aprendizado.

Quando trabalho com equipes e empresas que gerenciamos a produtividade, gosto de fazer um “book log” que registra os pontos positivos e negativos. Isso serve para criar métricas, treinar as pessoas, reforçar a cultura e também evitar urgências futuras.
Aplicando o mesmo princípio para nossa vida particular, podemos escrever como foi nosso ano e aprender com isso. Escrever é poderoso, torna o fluxo consciente, libera a mente, reforça o aprendizado e coloca uma nova perspectiva sobre os fatos. E o mais importante, ajuda a reconhecer que, no fundo, este é o primeiro passo para mudar, mas não adianta escrever qualquer coisa.
Adaptei 5 grupos de perguntas do mundo empresarial, para sua vida pessoal. Apenas algumas sugestões…
Fique à vontade para criar mais perguntas para suas respostas:
1 – Maiores Aprendizados
O que esse ano trouxe que fez você crescer como pessoa ou profissional? Quais problemas você teve que enfrentar? Que coisas você não repetiria nunca mais na sua vida? E que coisas você repetiria sempre que possível?
2 – Oportunidades Perdidas
O que você deixou escapar este ano? O que fez você perder a oportunidade? O que faria você aproveitar a oportunidade em uma próxima vez? É possível reaver a oportunidade que foi perdida? Como?
3 – Pessoas Importantes  
Quem foi importante para você neste ano? Como você retribuiu a essas pessoas importantes? Quem você precisa cortar da sua lista de relacionamentos? Quem você disse mais “sim” querendo dizer “não”?
4 – Metas
Quais sonhos você realizou este ano? Quais sonhos você adiou? Planejou metas por escrito para este ano? Quantas? Acompanhou estas metas durante o ano? O que faltou?
5 – EU com EU
Sobrou tempo para você? Leu os livros que comprou? Cuidou da sua saúde? Fez algum esporte com regularidade? Descobriu ou praticou algum hobbie com frequência? Dormiu bem? Se alimentou bem? Cuidou do físico, da mente, do coração e do espírito?

Experimente responder estas perguntas, guardar em um arquivo, e-mail, no papel… Não importa! É um processo muito poderoso. Coloque as respostas na sua agenda para reler algumas vezes durante o ano e depois me conte o impacto que isso teve para a mudança.

Christian Barbosa

 

http://www.maistempo.com.br/2015/11/17/5-perguntas-sobre-ano-novo-para-melhorar-o-proximo/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário