terça-feira, 22 de novembro de 2016

Como transformar o desemprego em um período produtivo

Uma das coisas mais difíceis quando estamos nessa situação é ocupar o tempo que temos livre. Essas dicas prometem ajudar a pensar no que fazer enquanto não aparece uma oportunidade.
Separamos algumas dicas que podem ser um começo na sua busca de como ocupar esse período. Confira:
O TAL TRABALHO VOLUNTÁRIO
Essa, geralmente, é a principal dica que recebemos quando estamos desempregados. Quem nunca ouviu um “por que você não se voluntaria em alguma ONG?”. Pode parecer o caminho mais óbvio, mas, além de te dar o que fazer, o trabalho voluntário ensina muito sobre ambientes e situações que talvez você não fosse conhecer de outra forma. Além disso, boa parte das empresas tende a ver com bons olhos quem se dedica a esse tipo de função – e nada impede de, eventualmente, no local onde você atua abrir uma vaga de emprego.
AH, A INTERNET!
Em vez de ficar navegando sem rumo, que tal usar a internet para se dedicar a algo que você goste? Pense em coisas que te fazem feliz e as coloque no mundo virtual. Pode ser criando um blog ou uma conta especial em alguma rede social, o que vale é tentar. Não só vai ocupar o seu tempo, como pode servir também de portfólio e porta de entrada para novas oportunidades (quantas pessoas não acabaram por ingressar em uma carreira por meio da internet?).
UMA LISTA DE DESEJOS
A tal da “o que você deseja fazer antes de morrer?” é uma pergunta bastante presente no universo dos filmes e livros, mas você já pensou em trazer essa questão para a vida real? Pense no que você gostaria de fazer e estipule prazos. É uma viagem? Uma visita a alguém? Em quanto tempo você gostaria de fazer isso? Antes de morrer? Até chegar aos 50? Colocar uma ideia ou um objetivo no papel ajuda a enxerga-la melhor fazendo com que nos empenhemos mais em encontrar meios de realizá-los.
SE MOVIMENTAR É PRECISO
Que tal aproveitar o tempo livre para começar a praticar algum exercício físico? Pode ser um esporte, uma dança ou ir à academia, o importante é estar em movimento. Mais do que uma maneira de se colocar em forma, esse é um jeito de trazer energia e afastar aquela sensação ruim que tende a nos envolver quando estamos sem emprego. Se exercitar produz endorfina, o que aumenta o bem-estar e reduz consideravelmente o estresse.
APROVEITE A SUA FAMÍLIA E O SEUS AMIGOS
Já que tempo é o que está sobrando, que tal dedicar um pouco dele a sua família e amigos? Em geral, quando estamos trabalhando, estamos cansados ou atarefados de mais para sair ou simplesmente passar algumas horinhas com quem amamos. Aproveite essa pausa para se reaproximar das pessoas. Pode ser acompanhando-as em alguma coisa que elas gostem ou até mesmo assistindo alguma coisa na televisão. O importante é estar lá.
COLOQUE A MÃO NA MASSA
Literalmente. É comprovado que cozinhar pode ser usado como terapia. Então, em vez de ceder ao ceder ao delivery, tente aprender alguma receita. O que não falta são canais ensinando, principalmente por meio de vídeos. Pense em algo que você goste de comer ou tem curiosidade de saber como faz e se arrisque! Se algo queimar no processo, você ao menos terá aprendido algo novo.
SAIA DO CASULO
É muito fácil acabar passando os dias dentro de casa, virando a noite e só saindo quando é muito necessário. Tente não cair nessa! Nem que seja para dar uma volta no bairro, saia. Além de fazer bem para o humor, o seu corpo também vai agradecer. Sair durante o dia é sinônimo de vitamina D!
DESCUBRA UM HOBBY
Poder ser ler um livro, toca um instrumento ou jogar videogame. Vale também ter aulas de alguma coisa que você sempre quis aprender. O importante é encontrar algo que desperte o seu interesse o suficiente para você realmente se dedicar e aprender com isso.
NÃO DESISTA! Muitas vezes, a vontade de desistir é persistente, mas não se esqueça: esse tempo parado é uma chance de você focar em oportunidades e empregos que realmente te interessem. Continue se preparando para entrevistas e possíveis testes e não pare de procurar. É difícil, mas mantenha-se positivo. Por mais que demore um pouco, as vagas surgem e você vai querer estar pronto para esse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário