quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Rumo ao Futuro

Na atual conjuntura econômica, as organizações estão ávidas por soluções para sobreviverem nestes tempos de crise. O fato de muitas precisarem enxugar seu quadro de funcionários e rever seus investimentos e gastos provocou um repensar no negócio em que estão inseridas e uma reavaliação dos seus processos, das competências exigidas e apresentadas e dos desperdícios. Os controles ficaram mais acirrados assim como as exigências na qualidade dos resultados apresentados.

Darwin explicaria este momento como um processo de evolução para a adaptação e especialização das organizações. Onde certas caraterísticas da empresa são preservadas devido à vantagem competitiva que elas oferecem; e outras deverão ser adaptadas rapidamente a nova realidade, através de uma combinação de mudanças sucessivas. Aquelas que conseguirem comprometer seu quadro de funcionários a realizarem as mudanças necessárias para a adaptação, não só sobreviverão como se tonarão mais eficientes e fortes.

O que você tem feito para ser melhor, para ser diferente?

No contexto organizacional, inovação sempre esta ligada a crescimento e melhoria da eficiência, produtividade, qualidade e posicionamento competitivo, “market share”, etc. Todas as organizações podem inovar, incluindo hospitais, universidades e empresas públicas. A inovação geralmente é compreendida como uma introdução bem sucedida de algo novo e útil. Porém, ás vezes é colocada como sinônimo de mudança e criatividade.  Algumas literaturas colocam inovação como uma criação de valor.



Neste ponto de vista, inovação não é inovação até que alguém consiga implementar e ganhar dinheiro com a idéia. Precisamos diferenciar invenção de inovação. Invenção é a primeira ocorrência da ideia para um novo produto ou processo, enquanto inovação é a primeira tentativa de colocar na prática; envolve risco e o grande desafio é conseguir o equilíbrio entre processos e produtos. Inovação nos processos trás eficiência enquanto inovação em produto desenvolve mercado.
Exemplo de ícone de inovação no processo foi a linha de montagem de Ford que reduziu o tempo de fabricação de 12 horas para uma hora e meia. Em 1912, Ford produzia 82 mil carros, ao preço de U$ 850; em 1916 passou a fabricar 585 mil carros ao preço de U$360.

Hoje devemos focar os esforços inovadores para:

Maior aproveitamento do tempo,

Melhor alocação de recursos,

Melhores decisões estratégicas,

Soluções para os problemas críticos,

Aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Para ampliar a sua capacidade criativa é fundamental sair do seu próprio mundo. Conhecer novas culturas, novas maneiras de fazer mais com menos. São as novas percepções que modificam o que já existe, e que dão um significado novo e importante ao que já era útil.
A china já foi líder mundial em tecnologias físicas. Inventou o ferro fundido, a bússola, a pólvora, o papel, a porcelana, o espaguete, o sorvete, a tipografia... sua frota era a maior do mundo e seus navios viajavam para todo lado. Estavam prestes a virar o Cabo da Boa Esperança, subir a costa de África e “colonizar” a Europa quando um novo imperador chegou ao poder, decidiu que navios eram um desperdício e mandou desmantelar as frotas. A tradição perdeu-se.

As organizações tendem a acreditar que as causas do sucesso de hoje estarão na origem do sucesso de amanhã. Então: Fazer cada vez melhor algo cada vez menos relevante constitui o melhor caminho para a queda no abismo do insucesso, como o paradoxo de Ícaro, personagem mitológico.
Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas. Pai e filho foram atirados no labirinto pelo rei Minos que controlava mar e terra, sendo impossível escapar por estes meios. Dédalo projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las. Dédalo levantou vôo e foi seguido por Ícaro. Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do Sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção esquecendo-se das orientações de seu pai, talvez inebriado pela sensação de liberdade e poder. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar.

Quem estiver aberto para mudanças poderá mais rapidamente Identificar e explorar as oportunidades, descobrir novas possibilidades, identificar um formidável potencial de crescimento. O momento é de reinvenção e renascimento, é de afinar seus talentos de liderança e suas abordagens como empreendedores, gestores ou líderes. È se permitir a liberdade para criar e buscar a autonomia para aplicar a criação.


Neste ponto de vista, inovação não é inovação até que alguém consiga implementar e ganhar dinheiro com a idéia. Precisamos diferenciar invenção de inovação. Invenção é a primeira ocorrência da idéia para um novo produto ou processo, enquanto inovação é a primeira tentativa de colocar na prática; envolve risco e o grande desafio é conseguir o equilíbrio entre processos e produtos. Inovação nos processos trás eficiência enquanto inovação em produto desenvolve mercado.
Exemplo de ícone de inovação no processo foi a linha de montagem de Ford que reduziu o tempo de fabricação de 12 horas para uma hora e meia. Em 1912, Ford produzia 82 mil carros, ao preço de U$ 850; em 1916 passou a fabricar 585 mil carros ao preço de U$360.


Hoje devemos focar os esforços inovadores para:

Maior aproveitamento do tempo,

Melhor alocação de recursos,

Melhores decisões estratégicas,

Soluções para os problemas críticos,

Aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Para ampliar a sua capacidade criativa é fundamental sair do seu próprio mundo. Conhecer novas culturas, novas maneiras de fazer mais com menos. São as novas percepções que modificam o que já existe, e que dão um significado novo e importante ao que já era útil.
A china já foi líder mundial em tecnologias físicas. Inventou o ferro fundido, a bússola, a pólvora, o papel, a porcelana, o espaguete, o sorvete, a tipografia... sua frota era a maior do mundo e seus navios viajavam para todo lado. Estavam prestes a virar o Cabo da Boa Esperança, subir a costa de África e “colonizar” a Europa quando um novo imperador chegou ao poder, decidiu que navios eram um desperdício e mandou desmantelar as frotas. A tradição perdeu-se.

As organizações tendem a acreditar que as causas do sucesso de hoje estarão na origem do sucesso de amanhã. Então: Fazer cada vez melhor algo cada vez menos relevante constitui o melhor caminho para a queda no abismo do insucesso, como o paradoxo de Ícaro, personagem mitológico.
Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas. Pai e filho foram atirados no labirinto pelo rei Minos que controlava mar e terra, sendo impossível escapar por estes meios. Dédalo projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las. Dédalo levantou vôo e foi seguido por Ícaro. Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do Sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção esquecendo-se das orientações de seu pai, talvez inebriado pela sensação de liberdade e poder. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar.

Quem estiver aberto para mudanças poderá mais rapidamente Identificar e explorar as oportunidades, descobrir novas possibilidades, identificar um formidável potencial de crescimento. O momento é de reinvenção e renascimento, é de afinar seus talentos de liderança e suas abordagens como empreendedores, gestores ou líderes. È se permitir a liberdade para criar e buscar a autonomia para aplicar a criação.

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