A criatividade é uma qualidade presente
em todos os seres humanos. Sem ela, não seria possível, por exemplo, que os
símbolos usados na escrita e na conversação e muitas das invenções ao longo
do tempo fossem desenvolvidos. Entretanto, essa habilidade aparece em cada
pessoa sob diferentes graus. Nesse sentido, hoje em dia empresários e
gestores de recursos humanos (RH) buscam profissionais cada vez mais
criativos. Foi isso que revelou pesquisa realizada pela prestadora de
serviços IBM, com os executivos de 1.500 empresas de vários países.
De acordo com o estudo, os
contratadores avaliam a criatividade como fator fundamental no processo de
seleção. Essa característica também foi analisada por outro levantamento,
feito pela consultoria de administração de pessoal Korn/Ferry. Segundo a
pesquisa, que entrevistou 365 dirigentes de grandes empresas na América
Latina, 56% dos executivos consideram a habilidade um aspecto crucial no
momento da contratação de novos funcionários.
Com base nisso, nota-se que o mercado
de trabalho exige cada vez mais profissionais inovadores e dinâmicos. A
demanda é por pessoas capacitadas a contribuir com novas ideias e ações.
Isso significa que o funcionário criativo é, antes de tudo, um trabalhador
que está sempre em busca de soluções para problemas imediatos e, a longo
prazo, não se limitando a desenvolver projetos incomuns e fora dos padrões
da empresa em que atua.
Além da criatividade, algumas
características ainda são consideradas positivas na hora da seleção, como:
ética, boa comunicação, capacidade analítica e trabalho em equipe. Entre
essas, a capacidade de analisar os problemas da empresa está também
presente em um profissional realmente criativo. Um funcionário com essas
habilidades está a todo o momento pensando em ideias concretas e possíveis
de acordo com o funcionamento da organização, o que é bem avaliado pelo
contratante.
Outro fator que contribui para o
investimento em profissionais com criatividade aguçada é a exigência por
parte do consumidor. Cada vez mais, clientes estão à procura de empresas
que inovem. Dessa forma, é necessário criar projetos diferentes em relação
à concorrência, baseando-se ainda nas transformações tecnológicas e no
desenvolvimento do perfil dos consumidores. Com base nisso, os
empreendimentos conquistarão lugar de destaque nos negócios em meio a uma
enorme oferta de produtos e serviços.
O fato é que as organizações precisam
se renovar constantemente, oferecendo novidades de maneira acelerada. Para
isso, os funcionários devem ser versáteis e ansiosos por mudanças. Pessoas
conservadoras, mais contrárias a modificações, têm menores possibilidades
de serem admitidas, considerando o cenário atual, em que o mundo está cada
vez mais veloz e pede alterações a todo momento.
Levando em conta as principais
necessidades do empreendimento, é fundamental que empresários e gestores de
RH avaliem bem o perfil do funcionário desejado. Buscar um profissional
inovador exige seleção cuidadosa. Segundo o estudo feito pela Korn/Ferry, encontrar
pessoa criativa é tarefa difícil, já que essa capacidade está cada vez mais
rara. Dessa forma, o contratante deve analisar o grau de criatividade que
se adapta melhor às características da organização.
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