segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A máscara risonha

...Era uma vez na China Antiga um comerciante chamado Wong, homem bom e sensível que se sentia hostilizado pelos habitantes da pequena aldeia em que morava.

Um dia o senhor WONG foi visitar o Conselheiro oficial que, segundo as tradições da China, era o homem idoso, mais experiente de todos os grupos.

Então ele desabafou: “cumpro minhas obrigações para com os Deuses, venero nossos ancestrais, sou bom cidadão e chefe de família, pratico a caridade. Por que as pessoas não gostam de mim?”.

E a resposta do mestre foi simples: “embora o senhor WONG fosse bom e caridoso o seu rosto sério levava todos a uma conclusão diferente”.
Embora ele fosse rico, era pobre de alegria e cordialidade, por outro lado nunca sorria, embora cooperasse com as pessoas.

O mestre deu então, ao comerciante uma máscara que se ajustasse perfeitamente ao seu rosto (era uma máscara sorridente). Recomendou-lhe, entretanto, que se algum dia retirasse do rosto não conseguiria recoloca-la.

Assim no primeiro dia em que WONG saiu à rua todos começaram a cumprimenta-lo, e daí a algum tempo já estava cheio de amigos. E passou a ser um homem feliz!

Mas, um dia chegando a conclusão de que as pessoas não gostavam dele e sim da máscara, pensou: “é melhor ser sozinho e triste do que continuar amado por causa de uma máscara..., é preferível ser detestado do que ser estimado por uma aparência falsa”. Foi até o espelho e retirou a máscara sorridente. Mas que Surpresa!

O SEU ROSTO SE TORNÁRA TAMBÉM SORRIDENTE, ASSUMIRA AS FEIÇÕES E SORRISO DA MÁSCARA!

(A Alegria e o Entusiasmo são questões de disciplina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário