sexta-feira, 13 de setembro de 2013

REDE DE CONTATOS – Um diferencial para se manter “vivo” no mercado

Por Alexandre Peconick 

“Quem tem amigo (ou no mínimo um conhecido) não morre pagão”, já dizia um antigo ditado popular que nunca foi tão atual. Ser lembrado por alguém quando surge um trabalho interessante é fundamental em um mercado com trabalhos tão voláteis, com funções que mudam a todo o momento. “Rede de Contatos” se transformou nos últimos anos no fermento desse “bolo” ao qual chamamos de nossa carreira.

Como montar uma rede de contatos é importante, mas mais vital do que isso é saber de que forma podemos manter aqueles contatos. Esfriar relações profissionais na atualidade pode ser fatal em uma alteração brusca no mercado. Segundo recentes pesquisas, profissionais que possuem sólidas Rede de Contatos dificilmente são pegos de surpresa por revezes em suas áreas de atuação. Cerca de 70% das oportunidades de empregos em países com relações capitalistas são preenchidas graças a indicações que surgem de componentes de uma rede de contatos.

Sentimentos como altruísmo, compartilhamento, autenticidade, sinceridade e disponibilidade são mais importantes do que simplesmente dominar o uso de ferramentas tecnológicas comuns em uma rede de contatos, como agenda de e-mails, e-mail marketing, blogs, página no Orkut, telefone celular sempre ligado e laptop.

Mas...se você tem uma agenda eletrônica, não custa nada manter a saudável preocupação em atualizá-la constantemente. Surgiu um novo contato? Vá lá e coloque na agenda eletrônica. Por meio das pessoas que fazem parte da sua agenda, é possível ter acesso a vagas no mercado de trabalho não divulgadas na mídia e também chegar até as pessoas que realmente decidem sobre a contratação - diretores, gerentes ou responsáveis pelo futuro contratado.

Também conhecida pelo seu significado em inglês, Network, a Rede de Contatos apesar das dificuldades que o mercado enfrenta, tem se revelado como um eficiente instrumento de integração entre pessoas das mais variadas áreas, o que possibilita também novas amizades, criação de novos negócios e novas parcerias. Através da rede, você se mostra ao mundo e comprova as suas habilidades. De nada adianta ter um talento se ninguém o conhece. Se “encastelar” atualmente é uma atitude que o afasta de qualquer possibilidade de crescimento.

Eis aqui alguns conselhos úteis para formar e manter sua Rede de Contatos, não importa qual seja sua origem, sem endereço físico e sua condição social:

• Formar uma rede é um trabalho, que dá trabalho, leve isso a sério – Inserir ou eliminar nomes de sua lista de conhecidos, a importância dada a eles e a relação com cada pessoa devem ser planejados e confeccionados de acordo com os interesses daquele que elabora a Rede de Contatos. Isso quer dizer que, apesar do comprometimento e da transparência com as quais você deve se relacionar, o instrumento deve trazer retorno aos seus propósitos. Como assim? Seja seletivo e profissional. De nada adianta uma agenda lotada de nomes que não poderão lhe ajudar ou que sequer lembram quem você é. Mantenha contato, nem que seja de dois em dois meses com os nomes (e-mails) de sua lista.

• Use diariamente, se possível a Internet - A Internet é hoje uma ferramenta que o mantém conectado a todas as pessoas. Aqui você sabe se alguém leu o seu e-mail, o que as pessoas estão fazendo, mesmo a muitos quilômetros de distância. Além de pesquisas sobre empresas, pessoas e serviços, você pode trocar e-mails e participar de salas de bate-papo, que hoje são um grande ponto de encontro entre profissionais que possuem os mesmos interesses. Nelas, você poderá debater assuntos ligados à sua profissão, saber de novidades, conhecer pessoas de seu interesse, arrumar emprego ou ser indicado para um, entre muitas outras coisas.

• Seja naturalmente sociável - Tão importante quanto o salário que você ganha no início do mês, é o seu interesse em manter uma vida social ativa, se relacionando com pessoas de várias condições profissionais. É interessante, portanto, para ter uma rede ativa e crescente, sair, frequentar cursos, eventos e “festas profissionais”. Quando você está sendo visto, as pessoas vão saber como você está, você vai participar da vida delas de alguma forma e isso vai facilitar você ser lembrado em alguma situação. Mas importante: faça isso tudo sem parecer que está “forçando a barra”. Aja naturalmente.

• Bater papo é muito saudável e deve ser um hábito – Desenvolva o hábito de se aproximar de pessoas estranhas com elegância e confiança, com o brilho nos olhos, olhando nos olhos dela. É dessa forma que você realmente poderá saber quem ela é e de que forma ela pode contribuir para a sua vida profissional e pessoal. Essa é uma dificuldade comum, mas que precisa ser superada, caso você realmente queira expandir sua rede de contatos.

• Cartões de visita – Tenha-os sempre a mão e use-os somente no momento certo – Mesmo que não tenha emprego é importante criar cartões de visita, com nome, sobrenome, telefones, e-mail e endereço de contato bem visíveis. Nada muito chamativo ou brega. Cartões claros, simples e fáceis de se guardar (do tamanho que cabem no bolso) são os mais valorizados por quem os recebe. Além da importância de tê-los, é bom saber usá-los. Se coloque no lugar da outra pessoa e dê o seu cartão a alguém que você sabe que realmente poderá usá-lo. Em uma entrevista ou reunião de trabalho os cartões devem ser entregues logo de cara, no início da conversa. Por outro lado, se você não conhece a pessoa e nunca a viu, entregue seu cartão apenas na despedida, ao final da conversa. Essas atitudes podem ajudar a fazer de você uma pessoa bem vista e considerada pelo mercado.

• Adquira informações complementares sobre a pessoa - Aproveite o verso do cartão de visitas para anotar o local do encontro, a data e dados da pessoa, como competências, número do celular (alguns não o colocam inicialmente no cartão). É uma forma de você não precisar recorrer à memória para lembrar de onde veio determinado cartão. Além disso, é possível retomar a conversa sem perguntar coisas sobre as quais vocês já conversaram e saber um pouco sobre seus gostos e preferências.

• Livre-se dos clichês e pré-conceitos - Antes de começar a formar a sua a rede de contatos, lembre-se de que independente do cargo que a pessoa ocupa, ela pode ter seu próprio grupo de relacionamento e saber de "alguém que conhece alguém" que pode lhe ajudar de alguma forma.

• Reúna seus contatos - Não é bom ter anotações de contatos espalhadas em vários cantos; umas no trabalho, outras em caso, outro tanto no porta-luvas do carro. O ideal é reunir tudo em um lugar só, identificando como surgiu aquele contato.

• Crie um objetivo - Decida o que você espera de seus contatos e atue em função disso. É emprego? Contrato de trabalho? Abrir um negócio? Sendo transparente, você auxilia seus colegas a te darem suporte. Para definir suas metas, pergunte-se: Do quê eu preciso? Quais são os meios para chegar lá? Quem pode me ajudar nisso? Onde pode estar aquilo que procuro?

• Arquive e hierarquize seus contatos em um pasta de seu programa de computador (word ou excel) - Utilize o computador para guardar seus contatos da maneira mais eficiente. Você pode listá-los por Estado, cidade, ordem alfabética, origem da indicação (se de ordem pessoal, trabalho atual, antigo trabalho). Apenas tenha em mente organizar os contatos de forma que o seu trabalho seja facilitado quando tiver que localizá-los por algum motivo.

• Hieraquizar os contatos é vital e não é agressivo com elas – No sentido prático das relações humanas, o fato é que não nos relacionamos da mesma forma com todos. Até porque, naturalmente temos em nosso convívio a presença daquelas que são mais ligadas a nós (família, amigos próximos) e outras com as quais a relação estabelecida é menos intensa (colegas, parceiros de trabalho). Todos fazem parte de suas relações sociais, mas se você hierarquizá-los conforme seus objetivos profissionais - quem pode ser mais ou menos interessante - conseguirá distribuir o tempo dedicado a eles de maneira mais eficaz.

• Como fazer? Veja aqui: Você pode separar seus contatos de acordo com as possibilidades que eles têm de fazer você chegar ou não a um trabalho (serviço). Há os contratantes - pessoas que efetivamente podem contratá-lo; os informantes - pessoas que lhe fornecem atalhos e indicações de outras pessoas para você alcançar o emprego; os intermediários - pessoas que agem como uma ponte entre você e o contratante; e finalmente os influenciadores - pessoas que exercem alguma influência sobre sua recolocação no mercado.

• Preserve sua relação com as pessoas de sua rede - É essencial cultivar sempre os seus relacionamentos, mesmo quando não estiver precisando deles, para que as pessoas acreditem realmente em você. A base da Rede de Contatos é a interatividade de informações, de favores, de lembranças, de confiança. Ligue para dar os parabéns pelo aniversário, pelo nascimento de um filho, por uma conquista profissional, pelo dia da profissão, pelo falecimento de um ente querido, enfim, nunca deixe para se lembrar de alguém somente quando necessitar de ajuda. Se entrar em contato com alguém só em caso de necessitar de ajuda você será visto com o indesejável rótulo de “oportunista”.

Nenhum conselho acima terá longa vida se a atitude do profissional não for pró-ativa, ou seja, se ele não estiver constantemente ligado nas mudanças e em tudo o que acontece com as pessoas que estão à sua volta.



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