segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Onde você procura inspiração?

Tomas Jonsson

Resposta: A maioria dos empreendedores sonha em ter uma ideia capaz de mudar o mundo --de uma inspiração que vem repentinamente, como sir Isaac Newton e sua maçã-- e resultados em um setor capazes de transformá-lo. E, apesar de algumas poucas ideias terem me vindo como saídas do nada, como se alguém tivesse ligado um interruptor de luz, eu aprendi ao longo do tempo que a maioria das boas ideais exige muito mais tempo para formular e é resultado de observação constante.

Minhas melhores fontes de inspiração são as frustrações cotidianas que encontro no trabalho e na minha vida pessoal. Simplesmente anotá-las pode levar a grandes ideias, porque se você fizer algo a respeito e puder oferecer aos consumidores uma melhor solução do que as disponíveis no mercado, você pode se ver dirigindo uma empresa de sucesso.

Quando eu e um grupo de amigos estávamos dirigindo a revista "Student", nos anos 60, nós todos amávamos música e não tínhamos muito dinheiro. Como sabíamos que muitos de nossos leitores estavam em uma posição semelhante, nós começamos casualmente a oferecer um serviço de discos pelo correio nas últimas páginas. O serviço não era um teste para um negócio maior --nós éramos inexperientes demais àquela altura para ter uma ideia dessas--, mas, após vários meses, ficou claro que havia uma enorme demanda por parte de nossos leitores de um serviço de distribuição de discos. Nós oferecíamos aos alunos com pouco dinheiro preços melhores do que nas lojas, e eles não se importavam em esperar para receber os discos pelo correio.

O novo negócio que criamos, o Virgin Mail Order Records, rapidamente decolou. Apesar de os negócios quase terem sido paralisados pela greve dos correios de 1971, nosso conhecimento da força do mercado nos deu coragem para seguir em frente. Essa primeira ideia levou à descoberta de mais problemas, juntamente com a confiança para executar nossas soluções.

Logo nós abrimos nossa primeira loja Virgin Records em Londres, que fornecia às pessoas um lugar para conversar sobre música. Nossos contatos no meio musical cresceram, e quando soubemos que os músicos precisavam de um lugar para ficar quando estavam gravando um álbum e ninguém parecia fornecer um, nós criamos o primeiro estúdio de gravação residencial do Reino Unido, o Manor in the Oxfordshire. Após fazermos esse investimento, fomos contatados por um jovem artista desconhecido chamado Mike Oldfield, cujo álbum de sucesso, "Tubular Bells", lançaria nossa gravadora. O resto é história.

Isso não quer dizer que você nunca terá uma inspiração repentina, mas não dá para prever quando isso acontecerá. Richard Reed, o cofundador da Innocent Drinks, passava toda manhã por Shepherd's Bush, em Londres, a caminho do trabalho. Certo dia ele notou que um outdoor exibia uma bela foto, sem qualquer logo ou marca. A foto permaneceu ali por um mês antes de ser substituída, período no qual Reed notou quão bem ele se sentia após vê-la toda manhã. Ele logo percebeu que aquilo era algo que as pessoas adorariam ver, e então nasceu a ideia do Art Everywhere (arte em toda parte).

Em 10 de agosto, o projeto Art Everywhere cobrirá o país com reproduções imensas de obras-primas clássicas britânicas exibidas em outdoors, transformando o país em uma imensa galeria de arte. As empresas patrocinadoras rapidamente aderiram ao projeto porque ele aumentará o tráfego de pedestres e acentuará e embelezará espaços que, caso contrário, não receberiam atenção. A experiência de Reed mostra que mesmo um trajeto rotineiro para o trabalho pode resultar em uma boa ideia.

Eu já mencionei em minha coluna que sempre mantenho um caderno à mão para anotar as ideias que podem melhorar nossos negócios; o mesmo se aplica para lançá-los. Seja o que for que você use para registrar suas dúvidas e observações, o importante é tornar isso uma prática, preferivelmente diária. Curiosidade é uma grande qualidade em um empreendedor: como há inúmeros problemas a resolver, nós todos estamos expostos a muitas diferentes oportunidades ao longo do dia --tudo o que você precisa fazer é agir a respeito.

Se você está à procura de uma ideia para um negócio, considere: há algo em seu trabalho ou lar que o frustra? Quanto tempo você perde tentando resolvê-lo? Há uma forma melhor de fazer as coisas? Por que isso não foi feito antes? Se a resposta é "porque é assim que sempre foi feito", preste atenção e tome nota.
Tradutor: George El Khouri Andolfato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário