Competências profissionais são elementos base que irão
sustentar toda estratégia de marketing pessoal, avalia consultor.
Saber fazer um bom marketing pessoal é um dos elementos
que ajudam muitos profissionais a se destacarem dentro das empresas, mas é
importante que o indivíduo primeiro aprimore suas habilidades antes de se
projetar ou, caso contrário, o resultado fatalmente será negativo.
O consultor e professor de estratégias de comunicação e
marketing, Mario Persona, afirma que o profissional tem de primeiro desenvolver
seu "produto", ou seja, competências, habilidade e conhecimento, pois
esses elementos serão a base que irá sustentar toda a estratégia de marketing
pessoal.
Um passo de cada vez
Segundo Persona, os profissionais normalmente querem seguir o caminho mais fácil e rápido, como aumentar a rede de relacionamentos, participar de redes sociais, promover sua marca e participar de eventos. Mas o consultor avisa que “criar meios de promoção, quando o fruto ainda não está maduro, só irá criar uma percepção ruim no mercado”.
O ideal é que o profissional seja o mais discreto
possível até aprimorar as suas competências. É mais interessante correr atrás
de projeção dentro da empresa, quando se está seguro de seus conhecimentos e
capacidades técnicas, mesmo porque, conforme avalia a consultora em etiqueta e
marketing pessoal, Ligia Marques, “mais cedo ou mais tarde seus conhecimentos
serão postos em cheque”.
É importante também que o próprio gestor da equipe
saiba diferenciar aqueles que têm competência daqueles que são apenas experts
em marketing pessoal. Equívocos nesse sentido podem comprometer muito a marca
da empresa.
Humildade e firmeza
Para quem já trabalhou e desenvolveu suas habilidades e
competências e pretende aprimorar o marketing pessoal, Persona recomenda que o
melhor caminho é “desenvolver uma atitude de querer ajudar as pessoas de alguma
forma”.
Além disso, diz ele, “uma mescla de humildade e firmeza
faz bem ao marketing pessoal”. Humildade é importante, pois, se a intenção é
que as pessoas em seu ambiente profissional aceitem e respeitem você e seu
trabalho, é preciso estar disposto a conhecê-las. “A humildade me faz acessível
aos olhos de quem desejo como cliente”, avalia Persona.
A firmeza, por sua vez, é necessária, pois é essencial
que você confie no trabalho que faz.
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