quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A nova característica dos executivos

Um novo perfil para os executivos vem se delineando com o avanço das modernas técnicas de gestão e com a disseminação e fortalecimento do uso da tecnologia da informação nos processos de planejamento e controle das atividades das corporações: o profissional híbrido.

Cada vez mais as empresas procuram profissionais para assumir a liderança de seus projetos, que possuam amplos e sólidos conhecimentos técnicos e ao mesmo tempo estejam familiarizados com a condução de negócios parecidos ou semelhantes aos seus. Os seguimentos de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Instituições Financeiras estão liderando tal tendência no Brasil.

Nos Estados Unidos a tendência está mais disseminada nos vários seguimentos da atividade econômica, até porque o desenvolvimento do comércio eletrônico já começa a proporcionar mudanças na formação de hábitos e comportamento do cidadão comum. E, no mundo inteiro, o esforço em controlar custos e melhorar a rentabilidade dos negócios tem sido a determinante dos investimentos em tecnologia e, conseqüentemente, a maior razão da necessidade do executivo híbrido.

Não estamos aqui falando especificamente do CIO, 'Chief Information Office", mas sim dos profissionais que estão ascendendo aos postos gerenciais das empresas que dispõem de redes informatizadas de comunicação, de sistemas avançados de controles e dependem de uma operação espalhada em várias regiões ou países.

Estar capacitado para desenvolver ou ajudar a desenvolver a estratégia corporativa, planos de marketing e programas de captação de clientes, alia-se a outros requisitos como definir e desenvolver soluções tecnológicas para o negócio. O novo perfil compreende, também, iniciativas de soluções tecnológicas inovadoras para seus produtos e serviços, ter experiência e facilidade na gestão de pessoas, de forma a garantir o envolvimento de seus colaboradores com a operação e um gerenciamento eficaz e rentável do negócio em suas mãos.

Nas grandes corporações, a exigência é ter um CIO para compartilhar o principal executivo na liderança da estratégia do negócio, que deve dedicar o máximo de suas energias para descobrir como a tecnologia da informação ajudará sua empresa ser competitiva e atingir suas metas comerciais.

As grandes transações comerciais dia após dia se tornam mais rápidas e eficientes e dependem cada vez mais da capacidade intelectual dos dirigentes e negociadores, sempre associada a arsenal tecnológico disponível para sua implementação com eficácia e rapidez.

O mundo glamuroso dos executivos que inclui prestígio, alta remuneração, viagens constantes e admiração dos amigos e parentes, nem sempre é tão glamuroso para os que a ele pertencem, pois, as exigências de atualização que o novo mundo do conhecimento traz para o executivo estão transformando o seu tempo para lazer em verdadeiros desafios.

Aos jovens talentosos e sonhadores que pretendam seguir carreira de executivos globais, eu recomendo alguns momentos de reflexão sobre estas exigências mínimas para se manterem sempre no topo. E, que tenham sempre em mente, que para se manterem orgulhosos de suas carreiras, terem o respeito de seus pares, satisfazerem seus acionistas, deverão manter todo o seu tempo pessoal voltado aos negócios, pensando na tecnologia e em manter-se líder.
  

Edmir Pacheco da Silva é Consultor Sênior da EDPeople Talentos Humanos Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário