A atitude proativa conta muitos pontos diante dos gestores da empresa na
visualização de um temporário como um profissional com o perfil adequado à
organização
Sempre que a temporada se aproxima dos feriados mais
conhecidos a quantidade de contratações dos trabalhadores temporários aumenta
consideravelmente. São janelas importantes que se abrem a profissionais com
sede de mostrar o seu valor. Afinal, ano após ano, muitos temporários,
contratados segundo a lei nº 6.019/74, que regulamenta este tipo de atividade
no Brasil, são efetivados por suas organizações.
Muito embora, de acordo com a 5ª Pesquisa Setorial da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e do Sindeprestem, a média percentual de efetivação de temporários pelas empresas tenha se reduzido, de 37,3% (2009-1010) para 21,8% (2010-2011), ainda permanece a tendência de contratação de pelo menos um em cada cinco profissionais admitidos para um trabalho com data marcada para ser finalizado.
DICAS:
Para que o nosso leitor/internauta também faça parte
desse "seleto time" oferecemos aqui seis dicas muito valiosas aos
trabalhadores temporários para que eles possam "cruzar esta ponte"
do mercado de trabalho:
1. Dedique-se ao máximo As empresas procuram candidatos que tenham bastante energia para suportar a rotina agitada das épocas de maior demanda do ano. É preciso não ter limitação de horário, não se negar a realizar qualquer tarefa. O temporário deve estar predisposto a aceitar as condições da empresa.
2. Aprenda com os mais antigos
O temporário precisa estar atento a toda movimentação interna na corporação, principalmente em relação à expectativa da empresa para com os colaboradores. Deve procurar se informar com quem já é efetivo sobre como funcionam as coisas. É preciso entender a dinâmica da empresa e, se lá houver efetivos que antes eram temporários, tentar seguir os mesmos passos.
3. Prepare-se
Em geral, a maior parte das vagas temporárias é para o comércio (70%), segundo a Asserttem. Os 30% restantes são destinados à indústria. Se você vai trabalhar no atendimento ao cliente, conheça bem o produto ou serviço a ser comercializado. Ofereça alternativas ao consumidor. A excelência e agilidade no atendimento são fundamentais. Ou seja: para entender a necessidade do cliente, ouça mais e fale menos.
4. Trabalhe em equipe
No time de vendas um deve apoiar o outro a fim de que o volume comercializado seja maior. Quem tem espírito de grupo, além de colaborar com os colegas, obtém melhores resultados. A competência da colaboração pode favorecer o temporário na hora de decidir uma efetivação. A opinião dos funcionários antigos conta muito. Quem consegue mostrar suas qualidades perante o gerente também tem mais chances de ser contratado.
5. Adeque o seu comportamento
Além dos pré-requisitos técnicos, o temporário que deseja a sua efetivação deve reunir algumas competências comportamentais. Muitas vezes, a pessoa não é contratada logo após o período temporário. No entanto, é muito comum que, ao surgir uma vaga efetiva, quem mais se destacou neste período seja chamado para ocupá-la. Por isso mesmo, não se deve considerar o trabalho temporário como "um bico". É preciso ter interesse pelas tarefas da empresa, iniciativa, força de vontade, boa comunicação, bom humor e trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro.
6. Tenha foco em resultados
O temporário que almeja ser efetivado deve ser ambicioso. E isso vai muito além da remuneração. Aquele que só pensa no salário fixo com certeza será trocado por outro após os 90 dias. Além de conhecer bem o produto e abordar o consumidor de forma eficiente, o temporário precisa aprender a resolver problemas com agilidade. "Ele está ali para desafogar o atendimento, portanto não deve transferir problemas, mas solucioná-los.
Por
Alexandre Peconick
|
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
TRABALHO - De Temporário a Efetivo - Como fazer de 90 dias de experiência o seu passaporte para o mercado
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