domingo, 25 de agosto de 2013

10 dicas para sobreviver ao chefe novo


A equipe já está formada. E você faz parte dela! Eis que chega um novo chefe. 

Veja dez dicas abaixo de como conviver com esta mudança. 


Ser receptivo

Se o novo chefe é alguém novo que veio de fora, ou algum funcionário promovido, não importa. Trate-o como gostaria de ser tratado. A mudança não é apenas para a equipe, mas para o chefe também, que terá que se adaptar. Colocar-se no lugar dele e ajudá-lo (sem parecer / ser “puxa-saco”) é importante.


Manter a mente aberta

Você pode até discordar do método de trabalho do novo chefe, mas alguém (gerência, diretoria, etc.) entendeu que era importante ele estar ali. Portanto, não conflite com esta decisão. Não julgue antes de conhecer. Dê uma chance a ele para que mostre a sua competência e as possíveis mudanças, que podem ser válidas.


Não faça comparações

O chefe novo e o chefe antigo são, obviamente, pessoas diferentes, com comportamentos diferentes. Comparar injustamente os dois torna essa transição mais difícil. Além disso, pensar isso é ser imaturo e pode estragar a sua relação com o chefe atual, que é a pessoa que vai liderá-lo.


Ajude

O novo chefe pode, também, estar com dificuldades. Ajude-o a lidar com todos os processos, procedimentos, normas, sistemas. Ser a figura com quem ele pode contar pode ser uma ótima idéia, para ambos.


Dê espaço a ele

Sentir-se confortável em um novo ambiente de trabalho leva certo tempo, que varia para cada pessoa / profissional. Dê esse espaço a ele. Não fique em cima, mas esteja disponível a auxiliá-lo com as dúvidas que possam surgir. O chefe não precisa de babá e de alguém que o siga por todos os cantos do trabalho. Deixá-lo “se virar” pode ser bom, também, para você (e a equipe) ver como ele age e se comporta.


Não tente tirar vantagem

O novo chefe é um profissional treinado e capacitado para liderar aquele setor. E, também, ele precisa prestar contas, e possui responsabilidades e deveres. Portanto, não seja “espertinho”, aproveitando-se da falta de conhecimento sobre a rotina de trabalho.


Não bajule

“Puxar o saco” do novo chefe vai atrair a atenção pra você, mas não de forma positiva. Conquiste a confiança dele de outras formas: faça o seu trabalho bem feito, relacione-se bem com a equipe, ofereça ajuda com os problemas. Estas, sim, são ótimas maneiras de ter uma boa relação com o novo chefe.


Seja honesto

Mentir sobre as suas próprias habilidades e funções é muito ruim, pois o novo chefe já deve saber (e ter sido informado) sobre os membros da equipe (inclusive você) e o papel de cada um.


Não perca a cabeça

Uma mudança na chefia do seu departamento pode fazer você pensar que o seu emprego está em risco. Não necessariamente. Concentre-se em executar o seu trabalho com qualidade e competência. Se as coisas começarem a ficar difíceis, procure novas oportunidades no mercado.


Não fique ressentido

Se você sente que tinha todos os requisitos – técnicos e comportamentais – para ser o novo chefe, e, ainda assim não foi selecionado, não se ressinta. A escolha já foi feita e complicar a vida do novo chefe só vai tornar o seu crescimento cada vez mais difícil.

Fonte: http://rhitsolution.com.br/blog/10-dicas-para-sobreviver-ao-chefe-novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário