Liderança é
um assunto que gosto muito. Neste artigo, pretendo colocar algumas
considerações gerais sobre o tema. Uma definição que me chama muito a atenção
sobre liderança é a seguinte:
"Liderança é a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados, facilitando a visão das pessoas como colaboradores e a adesão aos objetivos, às políticas e à missão da empresa".
"Liderança é a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados, facilitando a visão das pessoas como colaboradores e a adesão aos objetivos, às políticas e à missão da empresa".
A palavra
"subordinados", que aparece na definição acima, é referente às
pessoas que estão sendo lideradas e aceitam a liderança de, pelo menos, uma
pessoa do grupo. Gosto também muito da definição de liderança encontrada no
livro "O Monge e o Executivo":
"É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
"É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
Eu acredito
que o líder indica o caminho para a pessoa seguir, e não que fará ou encontrará
o que fazer para o subordinado ou liderado, mas sim aconselhará, apoiará e
ajudará a pessoa em suas descobertas, evolução e na conquista de seus
objetivos. Fará com que o grupo todo atinja seus objetivos, determinados por todos
os participantes, e o líder ajudará na coesão e na motivação das pessoas em
busca destes objetivos pessoais e organizacionais.
Uma
passagem que creio ser muito interessante encontra-se no livro "O Diário
de um Mago", do escritor Paulo Coelho. Faço referência sobre a parte do
livro que descreve quando Petrus, que fazia o "Caminho de Santiago"
com Paulo Coelho, deixava entender que ele, Petrus, acompanhava e mostrava o
caminho para o seu "liderado". Mas, não podia mostrar a "espada"
(que o protagonista do livro, Paulo Coelho, procurava encontrar fazendo o
Caminho de Santiago, sendo este o objetivo da sua busca), isso era de
entendimento dele e somente dele (Paulo Coelho). Petrus poderia auxiliar, mas
não fazer o caminho e as descobertas pelo seu liderado.
Ou seja, o
liderado deve seguir seus caminhos e atingir seus objetivos sendo incentivado e
auxiliado quando preciso pelo líder. Mas o líder não fará os trabalhos do
liderado, não tomará o lugar dele.
Acredito
que todos nós somos, em determinados momentos, líderes e liderados. Podemos sim
desenvolver a liderança e aplicá-la em nossas atividades, seja no trabalho, na
família ou em outros grupos sociais. Para sermos administradores ou líderes
mais eficazes, podemos desenvolver três habilidades:
Técnica: utilizar conhecimentos, métodos, equipamentos etc. necessários para realizar tarefas específicas através de sua instrução, experiência e educação.
Humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e suas motivações, e aplicar liderança eficaz.
Conceitual: habilidade de compreender as complexidades da organização e o ajustamento dos indivíduos nesse ambiente, fazendo com que as pessoas sigam os objetivos de modo eficaz e não que essas pessoas apenas sigam objetivos pessoais e imediatos, mas que estejam também comprometidas com o propósito e com a missão da empresa ou da organização.
Existem alguns tipos de liderança, que mais adiante colorei algumas breves explicações; mas de forma geral, podemos atribuir algumas características para um líder:
Técnica: utilizar conhecimentos, métodos, equipamentos etc. necessários para realizar tarefas específicas através de sua instrução, experiência e educação.
Humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e suas motivações, e aplicar liderança eficaz.
Conceitual: habilidade de compreender as complexidades da organização e o ajustamento dos indivíduos nesse ambiente, fazendo com que as pessoas sigam os objetivos de modo eficaz e não que essas pessoas apenas sigam objetivos pessoais e imediatos, mas que estejam também comprometidas com o propósito e com a missão da empresa ou da organização.
Existem alguns tipos de liderança, que mais adiante colorei algumas breves explicações; mas de forma geral, podemos atribuir algumas características para um líder:
-
Humildade: saber posicionar-se como um membro do grupo, não demonstrar
arrogância nem superioridade forçada. Ser simplesmente humilde.
-
Comunicação: saber ouvir atentamente o grupo e, se preciso, escutar
particularmente cada uma das pessoas (ouvir não somente com os ouvidos, mas
demonstrar atenção e paciência ao escutar as pessoas). Saber posicionar-se,
falar e pronunciar no momento adequado. Dar retorno, suporte, apoio e feedback
sempre que necessário, seja para elogios, orientações, críticas etc.
- Motivação
e entusiasmo: líderes são exemplos e espelhos para os demais membros do
grupo de trabalho. O líder deve tomar a iniciativa e demonstrar motivação,
entusiasmo, responsabilidade e coerência com aquilo que faz e determina. O
líder deve pensar em como influenciar positivamente o ambiente, em busca dos
objetivos pretendidos.
- O líder
deve buscar Respeito perante o seu grupo, seja dos subordinados para
com ele, seja do líder em relação ao grupo, e entre os participantes da equipe.
- Prezar
pelo bom relacionamento e desenvolver/construir uma conexão com as
pessoas também é uma habilidade importante para o líder. Demonstrar
carisma, segurança e credibilidade é importante para construir um melhor
relacionamento e influenciar positivamente a equipe.
- O líder
também deve desenvolver habilidades para Resolver Conflitos, envolvendo
respeito, imparcialidade, cortesia, empatia, carisma e etc.
-
Assertividade: é a habilidade de fazer afirmações dos próprios direitos e
expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta
e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.
Característica fundamental para a liderança.
-
Flexibilidade: o líder deve ser flexível para adequar seu estilo de liderança
dependendo da situação ou do momento, além da cultura do ambiente e do grupo de
trabalho. Abaixo coloco alguns tipos de líder/liderança que podemos encontrar,
e que o líder poderá usar quando necessário:
a) Estilo
Autocrático: tendência à centralização das decisões, líder mais enérgico,
controlador, relação mais distante com os membros do grupo e colaboradores.
Pode ser mais usado em situações de emergência, quando há pressão do tempo ou
quando o líder tem maior conhecimento ou é quem domina mais o assunto.
b) Estilo
Democrático: Tendência para um líder mais participativo, que descentraliza e
decide com o grupo os principais assuntos. É mais receptivo às sugestões e às
críticas. Oferece maior apoio e orientação. Realiza reuniões, estimula as
relações interpessoais e busca maior motivação e integração da equipe.
Considera-se membro do grupo. Usar quando o grupo for mais integrado,
desenvolvido e capaz (habilidades técnicas e interpessoais) de tomar
iniciativas e decisões.
c) Estilo
Liberal: Sendo mais consultivo, o líder permite que o grupo tome, por si, as
decisões. Reconhece o conhecimento e a capacidade dos colaboradores e do grupo,
incentivando a integração dos membros da equipe. Usar este estilo em grupos
mais maduros ou em equipes bem integradas e experientes, que não necessita de
um acompanhamento de perto do líder, que será consultado e aconselhará o grupo
quando solicitado.
Já
finalizando o texto, deixo para reflexão a seguinte colocação. Há dois tipos de
líderes que podem ser mais apropriados:
- Aqueles que crescem com a empresa e se autodesenvolvem e;
- Aqueles que têm habilidade especial para despertar energia e entusiasmo.
- Aqueles que crescem com a empresa e se autodesenvolvem e;
- Aqueles que têm habilidade especial para despertar energia e entusiasmo.
Lembro que
não há um melhor estilo, há sim o estilo mais adequado para uma situação ou
momento, dependendo também da cultura organizacional e das características dos
colaboradores.
Boa
liderança para todos!
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