sexta-feira, 6 de maio de 2011

Qualidade de vida no trabalho

O termo qualidade de vida tem sido muito utilizado em anúncios, panfletos, ofertas de empregos e em diversos setores e segmentos tanto de comércio como de empresas.
 
Quando recebemos folhetos de anúncio de condomínios está escrito: "Venha morar no condomínio X e tenha mais qualidade de vida...". Assim como neste anúncio e em outros milhares tem sempre a mesma frase impregnada "Qualidade de vida", mas afinal o que é qualidade de vida? Seria trabalhar em uma das "100 melhores empresas" ou ter um super carro na garagem? 
 
Esse questionamento é muito comum, pois a qualidade de vida é algo individual, são escolhas, depende de cada um de nós, da nossa visão do ideal, de nossos princípios e nossa cultura, de nossas expectativas da visão que temos do mundo e da vida. 
 
É fácil notar que a modernidade trouxe ao ser humano ansiedades, incertezas, confusões, devido á diversas mudanças acontecendo de forma tão rápida. Em nossa atividade profissional frente a um mundo globalizado que trabalha em função de uma produtividade cada vez maior em curto espaço de tempo. Nós trabalhadores vivemos sobrecarregados de informações, opções, escolhas que podem nos comprometer tanto fisicamente e mentalmente devido ao estresse que tudo isso acarreta. 
 
Mesmo diante de tantos fatores estressantes, como o telefone tocando o tempo todo, pressão de atingir metas, além de ter que passar a maior parte do tempo na empresa do que em casa com a família.
É momento de desacelerarmos e refletirmos a nossa qualidade de vida. Seguem algumas perguntas que nos auxiliarão nesse pensamento.
  • Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc ...)? 
  • Meus objetivos/ planos/ metas ainda são válidos para as atuais condições?
  • O que estou fazendo para que outras pessoas também tenham mais qualidade de vida?
  • O que posso fazer para ser mais feliz?
Nós podemos fazer a diferença!
 
Em nós mesmos e com o outro... Um simples gesto como: "Dar um bom dia/ boa tarde/ boa noite", perguntando como a pessoa esta? Pode ser um diferencial em sua rotina.

Nós precisamos gostar do que fazemos, pois somente assim nossos objetivos e o da empresa serão alcançados, algumas dicas para melhorar a relação com o trabalho:
  • Sorrir sempre, um bom humor é uma poderosa arma para tornar nosso dia e das outras pessoas mais feliz.
  • Ter sempre uma atitude positiva. Quem é pessimista, reage negativamente a qualquer coisa nova ou espera maus resultados de tudo, nunca irá crescer como ser humano.
  • No início do dia de trabalho, planeje e estabeleça as prioridades a serem cumpridas. Ao final do dia sua auto-estima estará em alta.
  • Se tiver que trabalhar até mais tarde, pergunte-se se tais tarefas não poderiam ser concluídas no dia seguinte e de forma mais eficaz.
  • Não somos perfeitos. Portanto, devemos reconhecer nossos potenciais e nossas limitações. Devemos ter a humildade suficiente para reconhecer nossos pontos fortes e fracos.
  • Aprender a dizer NÃO. Não ir além dos seus próprios limites.

 A busca de se alcançar a Qualidade de vida no trabalho, é procurar fazer aquilo que gosta não se sacrificando em um trabalho apenas por causa de dinheiro e de status, como muitos fazem e acabam não alcançando prazer e felicidade em seu trabalho. É preferível não fazer nada a fazer mal feito.
 
Precisamos fazer escolhas e agir, "não deixar para amanhã o que queremos e temos condições de fazer hoje". Temos a tendência de achar que viveremos eternamente e que podemos adiar sempre, mesmo as coisas boas. Não adiemos as coisas boas. Qualidade de vida tem algo de "aqui e agora", e algo que poderíamos chamar de "planejar o futuro". 
 
Portanto, vale ressaltar...Precisamos gostar do que fazemos não necessariamente amarmos nosso trabalho, e se isso não estiver acontecendo mude de atividade, para que você possa ser mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário