sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eleve a sua produtividade em 4 passos


Olá gostaria que você imaginasse a seguinte situação: Um gerente solicita  a dois supervisores, o Carlos e o Miguel, o mesmo relatório.  Carlos  passa madrugadas em claro e se esforça de maneira sobre-humana  para  entregar o relatório no prazo estipulado, já  o Miguel vai dormir cedo,  passeia o final de semana com a família, curte os filhos e entrega o relatório dentro do prazo assim como o Carlos. O gerente analisa os dois relatórios e conclui que o relatório do Miguel está com qualidade muito superior ao do Carlos.  Quem receberá mais crédito? Ou até  mesmo uma indicação para uma nova vaga de gerente que possa surgir? Carlos ou Miguel? Não tenha dúvida que será o  Miguel.


Neste momento não importa o nível de esforço do Carlos em relação ao do Miguel, no final os melhores resultados  serão mais reconhecidos  e é sempre mais eficiente fazer mais com menos.
Porque isso acontece? Assim como eu, você gostaria de saber o que torna os resultados de Miguel mais fáceis de serem atingidos? Sim. Então leia o restante do artigo  e ficará surpreendido como pequenas ações diárias podem fazer uma diferença significativa nos seus resultados.
Vamos começar por um modelo simples. Neste ponto chamo a sua atenção para o poder dos modelos, eles padronizam e garantem maior segurança e previsibilidade nas nossas vidas, parece que quanto mais simples melhor. Você já prestou atenção no que consiste o modelo médico? Não? Pois é, ele é muito simples e durante séculos baseou-se em três pontos: Diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Isso mesmo, praticamente todos os médico  em qualquer local do mundo utilizará este modelo como base até os dias atuais. Agora vamos falar sobre o modelo LIDER em produtividade.
Passo 1 - Modelo LIDER em Produtividade

Limpe o seu cérebro

Importante primeiro
Delegue o que não exige a sua ação
Execute por "bloco de tempo"
Rastreie e evite os ladrões de tempo

Limpe o seu cérebro
Não vá para a cama  com um monte de tarefas, compromissos e reuniões pendentes em sua mente, se fizer isso o seu cérebro ficará em alerta para a execução destas atividades importantes e consequentemente você não terá uma boa noite de sono, então o melhor e lista-las numa folha, todas elas sem exceção,  e deixe elas  lá,  assim o seu cérebro saberá que você não vai esquecer delas, pois elas estão ali escritas e fora de sua mente, sua mente estará limpa para uma boa noite de sono e assim revigorar o seu corpo para um novo dia de trabalho.

Importante primeiro
Ao ordenar a execução de suas atividades siga a ordem de primeiro realizar as atividades mais importantes dessa forma você estará otimizando os seus resultados seguindo a lei de Pareto que diz que 80% de nossos resultados são procedentes de 20% de nossas atividades.
Delegue o que não exige a sua ação

Se alguém pode realizar uma de suas atividades, mesmo que não realize com a mesma eficiência que você ainda vale a pena delegá-la. A delegação o deixa livre para realizar outras atividades importantes elevando desta forma  a qualidade do resultado final; por outro lado concede a oportunidade de outros também melhorarem o próprio resultado exercitando-se com as novas tarefas que você delegou.

Execute por "bloco de tempo"

Aqui está outro ponto  muito importante para a melhoria da produtividade, não faça duas ou mais atividades ao mesmo tempo, dedique toda o sua atenção a uma única atividade por vez do início ao final de sua conclusão e dê um tempo para a sua conclusão de 40 minutos a 1 hora, assim o seu dia estará fracionados em blocos de atividades que terão a sua concentração máxima.
Rastreie e evite os ladrões de tempo
Skype, Messenger,  Black Berry,  redes sociais, e-mail e tantos outros grandes eventos tecnológicos que, em momento não oportuno,  tomam  a minha e a sua atenção interronpendo a execução das atividades que você mesmo relacionou como importantes, evite-os quando estiver realizando uma atividade em bloco de tempo, porém especifique outro período do dia  para responder seus e-mail e cuidar dos seus relacionamentos, evite manter-se  o tempo todo conectado.
Passo 2 - Melhore Seu Poder De Concentração, faça de seu corpo um aliado.

Alimente-se melhor
Já tentou ler um livro ao mesmo tempo que está com uma forte dor de cabeça, pois é, não adiantaria muito, nem o assunto mais interessante do mundo será absorvido em sua totalidade. Então a mensagem aqui é alimente-se bem,  dê ao seu corpo o que ele precisa para manter o seu bom funcionamento assim o seu corpo ficará mais disposto e não emitirá alertas que tirarão a sua atenção.
Faça exercícios físicos regularmente
Neste ponto não espero que você se torne um atleta, porém  dedique-se um pequeno período do dia para praticar uma atividade física, este momento  proporcionará que o seu corpo libere um conjunto de substâncias que lhe proporcionam mais bem estar e eliminará outras que  em quantidade excessiva intoxicam o seu corpo e prejudicam a sua saúde a médio prazo, dentre elas o cortisol, o principal hormônio do estresse. Lembre –se mais importante que a intensidade da atividade física  é a sua regularidade.
Durma bem
O momento do sono é onde você dá a oportunidade ao seu corpo  de realizar um conjunto de processos que o prepara para uma nova jornada, Já tentou realizar algo que exija a sua concentração depois de uma noite mal dormida? É Contraproducente não é? E será  a todo o momento em que  você tentar realizar qualquer atividade  sem ter deixado o seu corpo se recuperar totalmente.  O sono é esta uma fase importante para o aprendizado, neste momento  as informações contidas na memória de curto prazo são enviadas para uma memória de longo prazo e assim essas informações ficarão disponíveis por muito mais tempo contribuindo para um melhor aprendizado.
Passo 3 - Fatores Psicológicos – Tenha maior controle sobre sua mente

Pensamentos negativos
Infelizmente nossos cérebros são automaticamente preparados para dar asas aos pensamentos negativos,  este padrão de comportamento deixa nosso corpo  em estado de alerta, talvez numa época  remota  estes pensamentos aumentariam nossa chances de vida diante dos perigos enquanto éramos presas de animais como o tigre dente de sabre. Agora nos dias de hoje será que ainda é importante ficarmos parados e imaginar toda a forma de perigo diante de qualquer iniciativa produtiva?  Será que em algum momento você começou a ter o que parecia uma bela ideia e em determinando momento você se pegou com um pensamento do tipo "Para com isso, você sabe que não te condições de levar isso adiante" ou então   " Se fosse fácil assim alguém já teria feito".  O mais importante sobre os pensamentos negativos é que eles são um hábito que podem ser mudado e você pode fazer isso.
Baixa autoestima
É importante ter em mente que só por você e eu estamos aqui, somos vencedores, dentre todos os animais o homem é o único dotado de inteligência que o permite adquirir o aprendizado diante de cada nova experiência, criando com isso novas estratégias sem se orientar puramente pelo instinto. A cada tentativa mal sucedida temos a oportunidade de crescer e  nos tornarmos mais eficientes, até mesmo quanto tropeçamos e caímos levantamos pelo menos dois passos a frente, encare as suas dificuldades como uma forma de crescimento e tome as rédeas de seu real valor como filho de Deus, pois se você é a sua imagem e semelhança, não permita que as circunstâncias de sua vida  ditem  quanto você vale.
Passo 4 - Crie um ritual ele é o melhor amigo de um novo hábito

Não adiantaria muito comprarmos uma esteira ergométrica de última geração  se não fizermos o seu uso,  qualquer  conhecimento somente se torna aprendido  no momento da ação sistematizada.  Vou contar a você uma história que exemplifica bem o valor de um ritual. Tenho um filho de aproximadamente 2 anos e minha esposa sempre foi  atenciosa em seguir uma rotina que mais parecia um ritual antes do menino dormir, e essa rotina  era mais ou menos assim: 17h jantar, 18h brincadeiras mais leve, seguido de um banho, guardar os brinquedos, mamadeira e então ela  ligava o som no quarto com  as mesmas cantigas de ninar de sempre  e incrivelmente 20:30h o garotão já estava dormindo como um anjinho. Algum tempo depois descobri que era uma pessoa abençoada,  pois mais de 70% dos pais reclamam que seus filhos não dormem cedo e acordam em prantos várias vezes na madrugada.
Não subestimem o poder de um ritual, ele é a melhor forma de adquirir qualquer novo  hábito e um novo e bom hábito eleva de forma significativa nossa produtividade. Então a dica é  ter um ritual ao acordar de forma a se manter bem para enfrentar o dia e um ritual ao dormir de forma a desacelerar e ter uma  revigorante noite de sono.
Quanto eu  acordo prezo em realizar este ritual: faço minhas preces e agradecimentos,  tomo um banho com a temperatura da água morna tendendo mais para frio para despertar o corpo, faço a barba,  faço algumas séries de flexões e barras, tomo  o café da manhã,  leio por  1 hora e ordeno minhas atividades diárias;  assim já estou positivamente preparado para o novo dia.
Já antes de dormir limpo minha mente, faço uma nova leitura, tomo um banho, realizo minhas preces e agradecimentos e já estou desacelerado para uma boa noite de sono.
Estes são os meus rituais, eles cabem dentro das particularidades de meu cotidiano, você pode fazer o seu da melhor forma que adaptar ao seu estilo de vida, não tenho dúvida que eles trarão a você uma significativa melhoria em sua produtividade.
Concluído nosso bate papo, convido você a fazer uma avaliação  sobre sua produtividade. Você está satisfeito com o seu nível de produtividade? Caso não esteja, recomendo que faça uso por 7 dias consecutivos do Modelo  LIDER em Produtividade, caso você esqueça algum dia comece tudo novamente. O ideal é que seja feito como um ritual, mesmo local, mesmo horário... Tenho certeza você irá deparar com uma considerável melhorará a sua produtividade e isso contribuirá para a formação de um novo bom hábito.

Que o sucesso esteja presente em todas as áreas de sua vida trazendo os momentos felizes que você tanto merece. Te vejo em breve no próximo artigo.
José Luiz Martins

2 comentários:

  1. matéria excelente...estou me policiando mais com relação aos "ladrões de tempo" no meu dia a dia aqui no meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Excelente ! Levei para meu blog . Um grande abraco !

    ResponderExcluir