segunda-feira, 16 de maio de 2011

Primeiro viver, depois filosofar

(Primum vivere, deinde philosophare)
 
Luiz Marins 
Conheço pessoas e mesmo empresas que têm uma enorme capacidade para desenvolver novas idéias e projetos, mas que não conseguem transformar essas idéias em ação. Elas ficam meses e até anos pensando, reformulando o pensamento, aperfeiçoando o projeto, mas não conseguem transformar essas idéias em ação e essa ação em resultados.

Conheço empresas que têm um excelente departamento de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que nunca são lançados no mercado. Elas não acreditam na própria capacidade de transformar essas idéias maravilhosas em produtos reais no mercado. Às vezes chego a pensar que elas têm medo do  mercado e se escondem desenvolvendo “novos produtos” num laboratório.

            O filósofo inglês Thomas Hobbes em seu livro O Leviatã (1651) registrou a frase latina - Primum vivere, deinde philosophare - Primeiro viver, depois filosofar. Essa frase tem o mesmo sentido da famosa inscrição do barco grego -Navegar é preciso, viver não é preciso. O que ela quer dizer é que para viver é preciso primeiro pescar e para pescar é preciso navegar. Assim, numa redução simplista, o que é preciso é navegar. Se eu não navegar, não vivo, pois que não terei  do que viver e o que comer.

 Há ainda um velho ditado português que diz: Tenhamos a pata; então falaremos da salsa, ou seja, primeiro vamos conseguir o pato ou o frango, depois vamos conversar sobre o molho. Tem gente que gasta horas discutindo o molho sem a menor perspectiva de conseguir o frango.

            Não estou querendo dizer que filosofar, pensar, cismar, questionar não seja importante. Para que caminhemos com o devido entusiasmo é preciso que saibamos onde desejamos chegar. O que quero ressaltar, no entanto, é que não basta o saber. É preciso agir. E agir com os pés na realidade.

            Conheço pessoas e empresas com sonhos mirabolantes de sucesso. Conheço empresas e pessoas que passaram a vida sonhando em realizar grandes negócios, enormes projetos, grandes empresas, mas que ficaram no sonho, na filosofia. Nunca desceram à realidade concreta do mundo real. São pessoas maravilhosas. Empresas que têm todas as condições de crescer, mas que ficam distantes das coisas simples e concretas que fazem, de fato, o sucesso ocorrer.

            Assim, é preciso que nunca nos esqueçamos que é preciso primeiro viver, trabalhar, conseguir os recursos para então filosofar, isto é, pensar nas coisas menos concretas e de maior conteúdo abstrato.

            Vejo esposas desesperadas ao verem seus maridos desempregados há meses e escolhendo o emprego dos sonhos, o lugar ideal para trabalhar.  Nenhum lugar é bom demais que mereça  seu trabalho. Enquanto isso falta o pão, o leite, o feijão, o arroz e o uniforme das crianças... Primum vivere, deinde philosophare!

            E você como é? E sua empresa?

            Faça um retrospecto de todos os projetos e sonhos que já teve e que nunca foram realizados por falta de uma visão mais empreendedora da vida. Faça um bom exame de consciência e veja se você também não está discutindo o molho antes de conseguir o frango. Pense nisso. Sucesso. 

Um comentário:

  1. Carissimo...

    Primeiro quero deixar um abraço imenso pelo seu aniversário...
    Que Deus derrame uma chuva de bençãos em sua vida e permita que sua sabedoria e generosidade continuem sendo espalhadas...

    Agradeço as inumeras lições de sabedoria que aprendi cada vez que acessei o link de sua página...
    Ontem mesmo estive por aqui, mas, na correia de terminar um certo roteiro acabei saindo sem me despedir...

    Mas, levei comigo palavras enriquecedoras... e reforcei outras tantas lições...
    Uma delas é jamais deixar um lugar sem que fique um pouco de você...
    Ontem eu passei sorrateiramente... hoje sou só aplausos e agradecimentos...

    Belissimo e precioso blog...
    Parabéns... que sua vida seja cercada de anjos...e que eles possam sempre ter um jeitinho especial de te fazer sorrir quando tudo parecer dificil!!!

    beijo grande***

    ResponderExcluir