O Ano-Novo chegou e você está aí, cheio de planos
para tirar do papel e dar um gás na carreira. No entanto, algumas atitudes
simples, e que quase todo mundo faz, podem estar atrapalhando a sua
produtividade no trabalho. Inspirados no site Business Insider,
separamos algumas dicas para ajudá-lo a tornar 2017 o ano em que sua vida
profissional mudará para melhor. Confira!
Dormir é muito importante
Uma boa noite de sono tem o poder de aumentar a produtividade
e felicidade, além de levar a uma tomada de decisão mais inteligente e
desbloquear grandes ideias. Tanto que um estudo feito pela consultoria McKinsey
mostrou uma correlação direta entre a falta de sono e a ineficiência no local
de trabalho. Isso porque o córtex pré-frontal, onde as funções de resolução de
problemas do cérebro são alojados, é degradado quando não dormimos o
suficiente. Isso seria o equivalente cognitivo de ir trabalhar bêbado. Melhor
planejar o seu descanso com antecedência e desligar-se do mundo por aquele
período de descanso.
Largue o celular (e outros eletrônicos)
Uma dica para dormir melhor é não deixar que
influenciadores externos prejudiquem seu sono. A tela de LED dos nossos
smartphones, por exemplo, libera algo chamado de luz azul, que estudos
demonstraram que pode danificar a visão e suprimir a produção de melatonina,
hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono. "Se você estiver em um local
iluminado, mesmo que pela luz emitida pela televisão, computador ou celular, a
produção diminuirá e o organismo receberá o recado de que ainda é dia",
explica Bruno Halpern, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de
Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Pesquisas ainda sugerem que as pessoas com
níveis mais baixos de melatonina são mais propensas a ficarem deprimidas.
Botão soneca nunca mais
A noite de sono estava ótima, mas chegou o momento
de acordar. No entanto, se você acha que apertar o botão soneca do despertador
todas as manhãs lhe dará um pouco de descanso extra para começar a sua rotina,
melhor mudar de ideia. A verdade é que ele faz mais mal do que bem. Isso
porque, quando a pessoa acorda, o sistema endócrino começa a liberar hormônios
de alerta para prepará-la para o dia. Ao voltar a dormir, você está abrandando
este processo. Além disso, nove minutos não dão ao seu corpo tempo para obter o
sono restaurador e profundo que ele precisa. Levanta logo daí, menino!
Não pule o café da manhã
Esta é a refeição mais importante do dia, após a
pessoa passar tantas horas de sono em jejum. Ela dá um pontapé no seu
metabolismo e ainda reabastece os níveis de açúcar no sangue para que você possa
se concentrar e ser produtivo no decorrer da rotina. Quando os níveis de açúcar
no sangue estão baixos, é muito mais difícil de se concentrar e mais provável
que você se sinta cansado, irritável e impaciente. Comer essa hora também está
diretamente relacionado com a moderação da ingestão calórica diária, regulação
do índice glicêmico, prevenção de doenças como diabetes e hipertensão arterial
e menor acúmulo de gordura visceral.
Termine logo o mais difícil
Muitas pessoas começam o dia resolvendo as tarefas
fáceis e deixando o trabalho mais difícil para depois. Esta é uma má ideia,
pois pesquisadores descobriram que as pessoas têm uma quantidade limitada de
força de vontade, que vai diminuindo ao longo do dia. Então, que tal aproveitar
que você está descansado e começar a resolver logo as pendências mais
complicadas, não? No fim, tudo fica mais fácil.
Hora certa para o e-mail
Outra armadilha clássica. O acesso constante a
internet é uma realidade na maioria dos trabalhos sendo, muitas vezes,
relacionado as atividades do dia. No entanto, a cada olhada nos novos e-mails
você pode perder até 25 minutos de tempo de trabalho. Que tal se organizar e
ver se chegaram novas mensagens a cada 50 minutos? Neste espaço de tempo dá
para fazer um mergulho mais profundo nas tarefas do dia e resolver logo as
pendências.
Não se perca na internet
Quase o mesmo problema do item anterior. Uma vez
que a maioria de nós tem acesso à internet no trabalho, é muito fácil perder o
foco e ir procurar a resposta para alguma pergunta aleatória que apareceu na
sua cabeça ou ir dar uma olhadinha nas redes sociais e, quando perceber, já ter
passado meia hora. Uma dica é escrever em um bloco de notas todas essas
questões que podem aguardar para serem resolvidas mais tarde, quando você não
estará tentando fazer o trabalho.
Nada de fast food no almoço
Manter os níveis de energia no trabalho, e na vida,
requer comer um almoço equilibrado. Aquelas refeições gordas, com taxas
elevadas de açúcar, fazem você ter baixa energia por até três horas depois.
Assim, é importante pegar pesado nas proteínas e gorduras saudáveis, além de
escolher melhor os carboidratos que você come no lanche. Vez ou outra, ok, mas
comer fast food todos os dias realmente vai atrapalhar sua saúde e
produtividade.
Priorize melhor
Voltou do almoço e chegou a hora de escolher o que
fazer. Algumas pessoas pensam que ter muitos objetivos é a melhor maneira de
garantir o sucesso - se uma ideia falhar, pelo menos existe uma
"reserva" para recorrer. No entanto, isso pode ser extremamente
improdutivo. O bilionário Warren Buffett descobriu um antídoto para isso ao
perceber que seu piloto pessoal não estava realizando seus objetivos de vida.
Ele pediu para o funcionário pensar em uma lista de 25 coisas que gostaria de
fazer antes de morrer. No entanto, em vez de aconselhá-lo a dar pequenos passos
para completar cada um dos objetivos, Buffett falou para ele escolher as cinco
que achava mais importantes e ignorar o resto.
Deixe de ser planejador compulsivo
Muitas pessoas ambiciosas e organizadas tentam
maximizar sua produtividade meticulosamente planejando cada hora do seu dia.
Infelizmente, as coisas nem sempre saem como o planejado. Uma criança doente ou
atribuição inesperada pode mudar toda a rotina da pessoa. Em vez disso, melhor
tentar planejar apenas quatro ou cinco horas de trabalho real a cada dia,
deixando sua agenda mais flexível.
Uma coisa de cada vez
Enquanto muitos acreditam que são ótimos em fazer
duas coisas ao mesmo tempo, pesquisadores descobriram que apenas 2% da
população é efetivamente capaz de ser multitarefa. Para o resto de nós, este é
um mau hábito que diminui nossa atenção no decorrer do dia, tornando-nos menos
produtivos a longo prazo.
Levante da cadeira
Nilofer Merchant, consultora de negócios e autora
de um livro chamado "The New How: Creating Business Solutions Through
Collaborative Strategy" ("O Novo Como: Criando Soluções de Negócio
Através de Estratégia Colaborativa", em tradução livre), contou em uma
palestra ter ajudado várias grandes empresas a desenvolver novas ideias bem
sucedidas com caminhadas. Ela recomenda ignorar o café no escritório ou as
reuniões sob as luzes fluorescentes de salas de conferência e sair andando e
falando pelas redondezas. "Você ficará surpreso da forma como o ar fresco
impulsiona pensamentos novos" argumentou.
Evite reuniões desnecessárias
Nada interrompe o fluxo de produtividade como uma
reunião desnecessária. E com ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas e
bate-papo por vídeo na ponta dos dedos, é melhor usar o encontro para
apresentações e discussões sérias que só devem ser realizadas pessoalmente. O
fundador da BlueGrace Logistics, Bobby Harris, recomenda que as pessoas não
aceitem uma reunião a menos que a pessoa que a solicitou apresente uma agenda
clara e diga exatamente quanto tempo será necessário. Se você não for o chefe,
que tal negociar?
Não fuja do treino
Acabou o horário de trabalho e tudo o que você quer
é cair no sofá? Melhor não! Estudos demonstram que os treinos de manhã e a
tarde podem aumentar a quantidade e a qualidade do sono de uma pessoa, tornando
o dia mais produtivo. Em um artigo para Harvard Business Review, Friedman
argumenta que adicionar exercício ao seu regime pode contribuir diretamente
para a sua produtividade do trabalho. Ele aponta certos benefícios cognitivos
de incorporar o exercício regular em sua rotina, incluindo melhor concentração,
memória mais nítida, resistência mental prolongada, menor estresse e humor
elevado, todos os quais têm "implicações sérias para o desempenho no local
de trabalho".
Fonte: http://estilo.uol.com.br/comportamento/listas/corte-ja-veja-habitos-ruins-a-se-evitar-pra-ter-um-2017-melhor-no-trabalho.htm
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