Este mês nos dedicamos a falar sobre Comunicação, um assunto de extrema
importância para todos nós, afinal a comunicação faz parte de absolutamente
tudo a que nos referimos: nossas relações, nossas percepções, nossas emoções,
nossa razão e todo o nosso entorno, seja na vida profissional ou pessoal.
Tivemos a chance
de falar sobre a comunicação dentro de uma organização, o feedback como
uma ferramenta para uma Comunicação Assertiva e como a comunicação
humaniza as relações pessoais e profissionais.
Dando continuidade
a este tema, hoje vamos dar algumas dicas de que como podemos evoluir em
nossa comunicação, nos dando a chance de sermos pessoas melhores compreendidas
e principalmente nos dando a chance de nos comunicarmos e relacionarmos melhor
com todas as áreas de nossa vida, afinal a comunicação é uma habilidade que
merece ser aprimorada constantemente.
São apenas oito:
1. Pare e ouça
Não tenha pressa
ao se expressar. Se silencie para ouvir o que o outro tem a dizer. Dê a chance
à você e ao outro para ouvir o que ambos trazem na emoção.
2. Preste atenção aos sinais não-verbais.
A linguagem
corporal sempre tem muito a dizer. Fique atento, além das palavras, às nuances,
ao tom da voz, aos estímulos, as expressões e ao olhar. São estes detalhes que
farão com que você entenda melhor o que o outro diz ou tenta dizer.
3. Seja empático
A comunicação é
uma via de mão dupla e para que você seja compreendido precisará primeiro
compreender o outro, se permitindo tomar o ponto de vista contrário.
Desenvolver a empatia ajuda a compreender melhor até mesmo as partes tácitas de
sua comunicação com os outros, e ajuda você a responder de forma mais eficaz,
validando os sentimentos de todos os envolvidos.
4. Seja honesto ao se comunicar!
Opte sempre pelo
caminho da honestidade. Seja cuidadoso, cauteloso, atencioso e seja verdadeiro
com seu interlocutor e com você mesmo. Tome cuidado com as fofocas e as
mentiras, afinal elas destroem as relações.
5. Mantenha-se focado no assunto!
Às vezes as discussões se transformam em argumentos que podem se tornar em um
momento pesado e desnecessário. Foque no tema em questão, não deixando de
respeitar as emoções envolvidas.
6. Não se distraia!
Fique atento e não
use, por exemplo, o telefone enquanto alguém está falando com você.
7. Mantenha a educação sempre!
Seja elegante ao
falar, seja gentil. Lembre–se que é isto que você espera do outro. Educação e
Respeito!
8. Equilibre a razão e a emoção!
Um outro aspecto
fundamental em relação ao processo de comunicação é o uso adequado da emoção.
É importante ressaltar que apelos emocionais devem ser usados com
sensibilidade, habilidade e cautela, para apoiar e equilibrar apelos dirigidos
à razão e à lógica.
Lembre sempre que,
uma comunicação eficaz é uma das habilidades mais importantes da vida e que
podemos aprender e aprimorar sempre.
As melhores conversas
da sua vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional, são as que te
trarão os melhores momentos e os melhores resultados e que ajudarão a você ser
uma pessoa melhor.
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