segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

8 dicas para não cometer erros no Linkedin (tradução livre)

O que você faz com seu perfil do Linkedin?

Você o checa só quando recebe um novo pedido de conexão? Você linkou com sua conta no Twitter ? Você nem sequer lembra de entrar no Linkedin?

Por mais conveniente que seja juntar as contas do Facebook, Twitter, Tumblr e Instagram, em uma única ferramenta de redes sociais, o Linkedin tem uma designação especial: Networking Profissional.

E há uma diferença entre networking pessoal e profissional, e de acordo com a Especialista de Carreira do Linkedin Nicole Williams “eu vejo os mesmos erros sendo cometidos todas as vezes!”.

E no Linkedin esses erros podem prejudicar sua carreira. Portanto, se você estiver procurando um novo emprego, tirando proveito do que já tem, ou apenas passando um olho nas possibilidades de mercado, evite esses 8 grandes erros do Linkedin.

1. Não colocar uma foto

“Um dos maiores erros que eu vejo é não ter uma foto. Você tem 7 vezes mais chances de ter seu perfil visto se tiver uma foto. Como uma casa que está a venda, presumimos que se não tem uma foto, alguma coisa está errada nela”, explica Williams.

Ela também defende que se você sai de um evento de networking com uma mão cheia de cartões de visita, e pretende adicioná-los a sua página no Linkedin, é muito mais difícil para que lembre quem é quem sem as fotos. A falta de uma foto pode facilmente gerar conexões perdidas.

2. Colocar a foto errada

“Sem cachorros, sem marido, sem bebês!”, pontua Williams. A sua foto de perfil tem que mostrar você na sua vida profissional, não na pessoal. “Especialmente para mães voltando ao mercado de trabalho, a foto de uma criança mostra que elas não estão prontas para retomar um trabalho integral”.

Outro erro de foto: Enganar nas aparências. “Eu vejo pessoas mais velhas preocupadas com discriminação de idade colocando fotos de quando tinham 30 anos, e o entrevistador leva um susto, pois não esperava que fossem tão diferentes da foto. Ao invés de prestar atenção nas respostas, pensa que o entrevistado não é confiável”, confidencia a especialista. “A menos que esteja sendo contratado para uma posição de modelo, as empresas estão procurando por energia, que você pode mostrar através de boa comunicação, postura, olhos abertos e um sorriso”.

Na realidade, algumas empresas de cosméticos já admitiram que quando procuram no Linkedin, 19% dos recrutadores olham apenas as fotos dos perfis.

3. Ignorando o status

No Twitter e no Facebook as pessoas tem uma boa ideia de como você é socialmente. Mas o seu Linkedin é o lugar certo para atualizar suas conexões sobre suas conquistas e progressos profissionais. “Você pode atualizar sobre um colega que ganhou uma nova promoção, ou compartilhar um bom texto que escreveu”, sugere Williams. “A cada dois dias, mais ou menos, coloque algo no seu status para mantê-lo atualizado, e mostre que está ativo e engajado – ninguém saberá o que você fez se você não mostrar”.

4. Usar a solicitação padrão para conectar-se com alguém

“Não use a mensagem padrão para pedir que alguém se conecte com você! As pessoas pensam que o Linkedin é como o Twitter, onde a quantidade é melhor que a qualidade, mas você está supostamente construindo relações profissionais valiosas, que podem se tornar oportunidades de carreiras”, explica Williams.

Mesmo que você esteja tentando se conectar com alguém que você não conhece, o melhor a se fazer é uma pequena pesquisa sobre a pessoa, e personalizar seu pedido de conexão. “Escreva de uma maneira que a pessoa irá perceber alguma coisa diferente, como ‘Eu li seu artigo e pensei (isso, isso, aquilo). Estou construindo minha carreira no campo (seu campo), e eu gostaria de me conectar com você”, ensina Williams.

“As pessoas que estão usando o Linkedin corretamente querem se conectar com profissionais que as deem visibilidade”, comenta Williams. “Os empregadores apreciam as conexões. Eles podem contratá-lo porque está conectado com pessoas dos setores da empresa, e que podem fazer as coisas acontecerem”.

5. Ignorar as configurações de privacidade

Muitas pessoas não se dão conta de que o Linkedin tem configurações de privacidade, por uma boa razão. Quando você está procurando por um novo trabalho, e está atualmente engajado no seu trabalho, você quer ser discreto. “Um sinal que indica que um funcionário está deixando a empresa é quando ele começa a mexer no perfil, conectar com outros recrutadores,e apresentar um fluxo de novas pessoas. Você pode personalizar suas configuração para que o seu gestor não veja que você está procurando novas oportunidades.”

As configurações de privacidade são fáceis de serem encontradas: Faça o login e selecione “configurações” no menu inferior, onde seu nome aparece no canto superior direito.

6. Pular o sumário

Há um tempo as pessoas eram encorajadas a escreverem sobre suas carreiras em um resumo objetivo no currículo. Hoje em dia isso é muito ultrapassado, mas não para o Linkedin. “Como você está escrevendo online, você tem mais espaço do que teria se estivesse escrevendo em um currículo tradicional no papel. Pense no sumário como uma maneira de se vender – uma oportunidade para você expressar a sua voz e sua personalidade”, explica Williams.

Uma vez que várias pessoas estão competindo pela mesma vaga com qualificações e graduações similares às suas, preencher o sumário pode te dar uma vantagem para com o empregador. Williams recomenda que você escreva em primeira pessoa, para dar mais energia e personalidade ao texto.

7. Eliminar empregos anteriores ou trabalho voluntário

Mesmo se você tiver mudado de campo, seu trabalho imediatamente anterior não é o único importante. “Ao contrário do currículo em que você tenta focar em uma página para uma posição específica, você deve listar seu histórico de trabalho completo no Linkedin. Você não sabe qual critério os empregadores estão levando em consideração, então você tem que tonar seu perfil o mais robusto possível. Talvez estejam procurando um professor com experiência em enfermaria, ou são antigos alunos de uma escola procurando por outros alunos”, comenta Williams.

Ela ainda recomenda que você liste até os trabalhos estranhos dos seus tempos de juventude, elencando suas responsabilidades e conquistas. “Nunca se sabe, às vezes você teve um treinamento de vendas para uma loja quando estava no colégio, e o recrutador que está olhando seu perfil também passou por esse treinamento e quer você pelas habilidades aprendidas”, explica Williams.

O mesmo vale para trabalho voluntário: enquanto o Linkedin não é um lugar para que você descreva seus sonhos e esperanças, os empregadores sabem que, nessa economia, o trabalho voluntário pode conter grandes responsabilidades. Williams recomenda que você liste todo e qualquer trabalho voluntário, como um emprego temporário, elaborando as tarefas e as habilidades conquistadas.

8. Relacionamento

Muitas pessoas acham que ter um perfil é suficiente, mas os empregadores provavelmente não irão apenas bater o olho, se impressionarem com seu brilhantismo, e oferecem o melhor trabalho. Você precisa trabalhar para isso.

“Eu sempre recomendo que se juntem a grupos relacionados com seu campo, ou até mesmo interesses pessoais. Sempre vem em boa hora! Por exemplo, eu sou uma mãe de primeira viagem e me juntei a um grupo de mães de primeira viagem. Quando eu precisei de uma contadora, eu procurei no grupo e encontrei uma que contratei, principalmente por ser alguém que eu já tinha uma conexão”, contou Willliams.

O Linkedin também pode ser usado para seguir as empresas e acompanhar quem entra e quem sai – quando você vê que alguém está saindo e você gostaria de entrar, essa é a melhor oportunidade para entrar em contato com a equipe de RH da empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário