O que as empresas e profissionais devem fazer na crise?
Temos
visto e vivido no Brasil um constante cenário de lamentações, reclamações,
busca de culpados, procura de responsáveis e bodes expiatórios para a dita
crise.
Existe crise? Existe!
Mas, lembremos... Toda crise é uma rara oportunidade de mudar!
Toda mudança é altamente positiva, desde que se esteja preparado
para tal. Quando eu pergunto quem quer mudar? Basicamente todo mundo levanta a
mão, porém sempre tem um "porém" nesta afirmação "Mudança sim,
desde que seja com o outro".
Mas vejo que temos três situações para esta crise:
Situação 01 - Para
aquelas empresas e profissionais que já estão se preparando de longa dada,
fazendo todo tipo de análise de mercado e cenário, seja pessimista, provável ou
otimista e se preparando para cada uma das mesmas. E estas empresas e
profissionais estão "sim" preparados para passar mais esta crise,
pois adequaram suas organizações e seus talentos para estes momentos de apertos
e certa retração.
Situação 02 - Pode
ser para as empresas e os profissionais que vão usar a crise para reverem seus
negócios (custos, desperdícios, gestão, marketing, comercial, Gestão da
Informação, Gestão da Qualidade e assim por diante), ou seja, vão aproveitar a
crise para fazer a limpeza em casa, buscando as melhorias que precisam para
aguentar e resistirem à crise. E depois que ela acabar, saírem mais preparados,
fortificados e conscientes do que se encontram agora e, no futuro, se tornarem
um diferencial competitivo.
Situação 03 - Surge
para aqueles que vão continuar a reclamar, a lamentar, a buscar culpados, a
fazer baderna, serem acomodados, a demitir funcionários sem critério nenhum, a
cortar verba de marketing e comunicação, vão voltar para suas tocas, ou seja,
continuarão a ficar acomodados. E qual vai ser a resultados para esse? O mais
óbvio: cada vez mais vão entrar no vermelho e quebrarão.
Sim, mas o que se pode fazer durante a crise?
Seguem algumas dicas para aguentar a crise e sair de forma mais
fortificada:
Dica 01 - Elaborar
um planejamento estratégico, traçando o rumo para daqui a alguns anos (definir
claramente o ano). Fazer um diagnóstico do ambiente externo (oportunidades do
mercado externo para a empresa e o profissional, para aproveitar a ameaça do
mercado externo para se defender. Identificar os pontos fortes da empresa e do
profissional para conseguir se potencializar no mercado interno e externo.
Identificar pontos fracos para: corrigi-los imediatamente num período de muito
curto prazo). Depois de identificada uma estratégia (diferenciação - oceano
azul - liderança em custos - novos mercados - novos produtos e serviços -
vender mais para os clientes atuais e diversificação). Tudo isto colocando num
plano de ação em curto, médio e longo prazo, para buscar estes resultados nos
objetivos e metas traçadas.
Dica 02 - Buscar
uma redução de custos ou mais propriamente dito: a busca pelo desperdício zero
que é um canal para jogar diariamente, mensalmente e anualmente muito dinheiro
na latrina no lixo. As empresas conseguem isto através de ferramentas de Gestão
da Qualidade, melhoria dos processos, melhoria contínua. Ou seja, fechar de uma
vez por toda as torneiras do desperdício.
Dica 03 - Investir
na melhoria das informações de gestão da empresa e dos profissionais, através
de sistemas de Gestão Gerencial (não adianta só melhorar o parque de hardware
de uma empresa que precisa mudar a Gestão da Informação, ou seja, TI -
Tecnologia da Informação). Informação online e em tempo real para tomada de
decisões
Dica 04 - Formar
e capacitar os gestores e as equipes. Hoje, através da internet, da EAD, dos
cursos online, de DVDs e muitas outras ferramentas tecnológicas (e a custo
muito baixo), as empresas e os profissionais podem se preparar em relação ao
conhecimento, à criatividade, à inovação, à melhoria contínua, ao marketing, à
liderança e assim por diante.
Dica 05 - Rever o
plano de marketing e comunicação para identificar claramente quem é o cliente
interno e externo, onde cada um está e como ele é. Aqui uma pesquisa de mercado
vai muito bem para identificar claramente este cliente e ou novos mercados.
Hoje, se diz que a propaganda certa é a alma do negócio! Em vez de dar tiro de
canhão na comunicação e não acertar ninguém é melhor dar um tiro de laser com mira
nas redes sociais e estas hoje se bem planejadas e executadas possuem os
valores são bem menores que a comunicação do canhão (da massa). Afinal, como já
dizia o Velho Guerreiro Chacrinha: "Quem não se comunica se
trumbica".
Dica 06 - Na área
comercial vender mais para os clientes atuais, pois com toda certeza nem todos
os clientes conhecem todos os seus produtos e serviços. Buscar novos mercados,
buscar novos canais de distribuição, por exemplo, com um site de e-comerce.
Hoje é primordial estar na Web. Quem esta fora esta morto!
Dica 07 - Desenvolver
novos produtos e serviços. Vendê-los para os clientes atuais e novos
clientes/mercado.
E assim podemos ir longe, o que não podemos fazer e nos
acomodarmos!
Dica 08 - Por
fim, consideremos: crise é igual a novas Oportunidades!
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