Saiba o que buscam nos funcionários as
melhores empresas para se trabalhar.
O Great
Place to Work Institute realizou uma pesquisa sobre o que as cem melhores
empresas para se trabalhar no Brasil esperam de seus colaboradores.
Por oferecer
o melhor ambiente de trabalho, desejam preservá-lo e mantê-lo livre de
contaminações, longe de profissionais medíocres. O que é então, que essas
empresas desejam de seus funcionários?
Elas buscam
quem combine uma excelente base de conhecimentos com a capacidade de trabalhar
em equipe e de estar continuamente aprendendo.
Procuram um
profissional que tenha o comportamento adequado: competência, personalidade,
postura, engajamento e adesão aos valores da organização. A competição para
entrar nas melhores empresas para se trabalhar é acirrada.
O depoimento
dos chefes de RH de algumas delas indica o caminho para chegar lá.
·
Saber fazer tudo:
Deli Matsuo, diretor do RH do Google, uma das cem melhores
empresas para se trabalhar, dá a seguinte dica: “Nosso profissional de vendas
também deve saber montar uma base de dados com informações de mercado e traçar
uma estratégia de marketing com essas informações”.
·
Tenha flexibilidade e realize
várias tarefas ao mesmo tempo:
É
importante ter a coragem de desafiar regras a fim de inovar, gostar de
estruturas flexíveis e assimilar mudanças, tanto tecnológicas quanto sociais e
pessoais. Se a faxineira faltar, lave o piso.
·
Apresente bons resultados: Mas faça isso com consciência. Seja uma pessoa que motiva a sí e a
seus pares para produzir mais e melhor. Entusiasmo é fundamental!
·
Preocupe-se com os outros:
As empresas valorizam quem se preocupa com seus semelhantes e com o
meio ambiente como um todo. Os produtos e serviços mais valorizados, são
aqueles que atendem as necessidades humanas e ecológicas.
·
Não acione o chefe por qualquer
coisa:
Espera-se que, além de ter iniciativa
para resolver problemas, o colaborador também apresente sugestões para
melhorias. É preciso ser proativo!
·
Prove sua competência:
Shane Smith, chefe de RH da Coca-Cola, afirma: “Quando um candidato
chega me prometendo esforço e comprometimento, eu me desanimo. Quero que me
convença com provas de competência, e não com promessas”.
·
Saiba trabalhar em equipe:
As equipes são agora dimencionadas pelo tamanho da tarefa. O
profissional, portanto, precisa ter a capacidade de trabalhar tanto sozinho
quanto em equipe. Deve também saber coordenar e ser coordenado, ser humilde.
·
Beba da cultura da empresa:
É mais que vestir a camisa, é ter paixão pela marca. Isso é o que
esperam empresas como a Embraer, o Google e a Coca-Cola. Shane Smith aconselha:
“A Coca-Cola está associada a momentos de sonho e otimismo. Se o funcionário
ligar esses sentimentos à empresa, o resultado será um trabalho feito com
paixão e qualidade”.
·
Encontre sentido no trabalho:
É preciso que a pessoa acredite e se realize no que faz. Para isso,
ela precisa ter consciência de que aquilo que realiza, afeta o todo. Não
importa se está servindo café para o chefe ou sentada na cadeira de chefe.
·
Assuma a liderança:
Milton Pereira, da Serasa Experian, revela: “Esperamos que todos os
nossos funcionários sejam líderes, mesmo os estagiários”. O líder conhece a
empresa a fundo, atua como educador (orientando e ouvindo as pessoas) e mostra
a capacidade de melhorar pessoas e processos.
Ao refletir
sobre esta lista de atitudes e comportamentos, pensei: “Uma pessoa que se
orienta por estes códigos, certamente será um sucesso”.
Essas
qualidades não se limitam às organizações com fins lucrativos, mas a todas, até
mesmo a família. Tais dicas devem ser recortadas e decoradas, pois podem
significar a diferença entre o fracasso e o sucesso pessoal e profissional.
Contribuição: Jorge
Pedro Assessoria em RH
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