Os japoneses sempre gostaram
muito de peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos
peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses
aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do
que nunca.
Quanto mais longe os
pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar.
Se a viagem de volta levasse
mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não
gostaram do gosto destes peixes. Para resolver este problema, as empresas de
pesca instalaram congeladores em seus barcos.
Eles pescavam e congelavam
os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais
longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Os japoneses conseguiram
notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não
gostaram do peixe congelado.
Então, as empresas de pesca
instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar
esses peixes nos tanques, como”sardinhas”. Depois de certo tempo, pela falta de
e espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais.
Eles chegavam vivos, porém
cansados e abatidos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença
do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os
consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe
apático.
Como os japoneses resolveram
este problema?
Como eles conseguiram trazer
ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria
para a empresa de pesca, o que você recomendaria?
Antes da resposta, leia o
que vem abaixo:
Quando as pessoas atingem
seus objetivos – tais como: quando encontram uma namorada maravilhosa, quando
começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas as suas dívidas, ou o
que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a
pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então, relaxam.
Elas passam pelo mesmo
problema do ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, o mesmo
problema de herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, entediadas, que
ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas,
inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples; L. Ron
Hubbard observou, no começo dos anos 50:
“O homem progride, estranhamente,
somente perante um ambiente desafiador”.
Quanto mais inteligente,
persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus
desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar
esses desafios, você fica muito feliz.
Você pensa em seus desafios
e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas
soluções. Você se diverte.
Você fica vivo!
Para conservar o gosto de
peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de
tanques, nos seus barcos. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada
tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega “muito
vivo”. E fresco no desembarque. Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos
tanques.
Portanto, como norma de
vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles.
Massacre-os. Curta o jogo.
Se seus desafios são muito
grandes e numerosos, não desista, se reorganize!
Busque mais determinação,
mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus
objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas
necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos
objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e
não se acomode nele.
Você tem recursos,
habilidades e destrezas para fazer a diferença.
“Ponha um tubarão no seu
tanque e veja quão longe você realmente pode chegar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário