terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O que os bem-sucedidos fazem de diferente? - Thiago Cid

Venho de família de empreendedores e converso com muitos todos os dias. Já vi guinadas extremas em negócios, tanto para o bem quanto para o mal.

Duas coisas garantiram a sobrevivência das empresas durante os momentos críticos de inflexão: a capacidade do empreendedor de assimilar as ‘pancadas’ e a habilidade de enxergar novos caminhos.

São aspectos que não necessariamente dizem da qualidade do produto, da fatia do mercado ou do capital investido. São os aspectos subjetivos, como perseverança, capacidade de assumir risco, da constante auto motivação e do aprendizado pelo exemplo de outros, que interferem diretamente no andamento dos negócios.

É claro que apenas o aspecto pessoal não garante sucesso. É preciso conjugá-lo com todas as premissas clássicas que definem um bom negócio. Mas negócio nenhum mantém o crescimento se o empreendedor for descontrolado.

O que, então, garante o sucesso, em termos psicológicos e comportamentais? Há padrões que podem ser percebidos e aprendidos? 

A resposta é sim, segundo a psicóloga americana Heidi Grant Halvorson, autora do livro Succeed: How We Can Reach Our Goals. Em um texto escrito para a Harvard Business Review, ela elenca nove coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem diferente do resto.

Leia a lista e faça sua auto-análise:

1- Seja específico. Ao impor metas, seja o mais específico possível. Saber exatamente o que tem de ser alcançado mantém a motivação. Pense nas ações específicas que vão ajudar na realização de cada meta.

2- Não desperdice oportunidades. O homem moderno é um ser muito atarefado. Ele pratica uma espécie de malabarismo com as oportunidades. Ele pega uma, trabalha nela um pouco e a joga para o alto. Ele pega outra, trabalha nela outro tanto e a joga para o alto. Atingir os objetivos significa agarrar as oportunidades – as grandes e as pequenas – antes que elas escorram pelos dedos.

3- Saiba exatamente o quanto falta no caminho. Para atingir metas é preciso um monitoramento. Se você não souber o quão bem está indo, não conseguirá ajustar suas estratégias corretamente. Confira seu progresso com olhos rigorosos e diariamente, dependendo do objetivo.

4- Seja um otimista realista. Ninguém determina objetivos sem se envolver numa rede de pensamento positivo. Acreditar na capacidade de ser bem-sucedido é fundamental para criar e manter a motivação. Mas nunca subestime as dificuldades de atingir metas. A maioria exige tempo, planejamento, esforço e persistência.

5- Concentre-se em melhorar, não em ser bom. É importante a pessoa acreditar que tem a habilidade para atingir as metas, mas também importa muito que ela confie que é possível aprender a habilidade. A maioria das pessoas acredita que a inteligência, a personalidade e as aptidões são coisas fixas, que não podem ser melhoradas.

O resultado: o foco nas metas se direciona a provar a própria capacidade, em vez de desenvolver e adquirir novas competências. Aceitar o fato de que é possível mudar e melhorar ajuda a fazermos escolhas melhores e atingir pleno potencial.

6- Seja firme. É a vontade de se comprometer com objetivos de longo prazo e persistir diante de dificuldades que distingue os bem-sucedidos. Pessoas sem essa “pegada” geralmente pensam que não têm as qualidades intrínsecas dos bem-sucedidos. “Está errado”, diz Heidi. O esforço, planejamento, persistência e boas estratégias são as chaves para o sucesso.

7- Malhe sua força de vontade. Seus músculos de autocontrole são como qualquer outro músculo em seu corpo – quando não é exercitado, fica flácido com o tempo. Mas quando é usado, cresce forte e mais adequado para ajudá-lo a atingir os objetivos.

8- Não jogue com as tentações. Não importa quão sólida se tornou sua força de vontade. É importante manter em perspectiva de que ela é limitada e, se você se sobrecarregar, vai acabar sem energia. Não tente tomar duas tarefas desafiadoras ao mesmo tempo. “Pessoas de sucesso sabem como não tornar as metas mais difíceis do que já são”, diz Heidi.

9- Foco no que vai fazer, não no que não vai fazer. Planeje como substituir seus hábitos ruins por outros bons. Tentar evitar um pensamento só faz com que ele fique ainda mais ativo na mente. Se você quer mudar seu jeito de ser, pergunte a si mesmo: em vez disso, o que posso fazer?


Artigo de Thiago Cid – Fonte PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário