Comentário do Lucchesi: o
texto abaixo trata do profissional de vendas, mas as características
enaltecidas são necessárias a vários outros profissionais, desta forma divido a
mensagem com você e espero que possa ser útil.
Você se considera um
profissional de vendas acima da média? Acha-se um vendedor “puro sangue”?
Deseja saber se você é tão bom quanto pensa?
Se estiver interessado nas
respostas das perguntas acima, recomendo que leia com atenção este artigo, pois
nele revelaremos o caráter e as características do consultor de vendas de
sucesso.
1. Perspicácia - O
vendedor tem de ser sagaz. Inteligente o suficiente para saber onde e como
prospectar novos clientes, criar e manter relacionamentos e saber lidar com
cada tipo de situação que envolve a venda. Os mais antigos na profissão, que se
julgam saber mais, são de fato os mais vulneráveis;
2. Atitude positiva - O
vendedor de sucesso crê no seu potencial. Sabe que um "não" pode
significar "ainda não". Ele tem confiança em si e por isso faz a
venda. Ele aceita cada limão da gerência, contabilidade, financeiro, cliente, e
abre uma banca de limonada para vender a eles próprios. O campeão de vendas
sabe transformar suor em dinheiro.
3. Hábil comunicador - O
verdadeiro consultor é um grande articulador. Comunica-se como ninguém. A sua
fala atrai a atenção do ouvinte. Quando junta a arte da comunicação e
habilidade de convencer, com as suas crenças e entusiasmo, a venda é certa.
4. Disciplina - O
vencedor sabe que precisa ser disciplinado para alcançar a sua meta no tempo e
na dose certa. Nenhum talento pode vencer sem a contribuição da disciplina.
Trabalhar muito sem disciplina é o mesmo que nadar, nadar e morrer na praia.
5. Cuidados físicos e
mentais - Ninguém poderá vencer se a mente e o corpo não funcionarem
perfeitamente e em sintonia. Nenhum cliente vai querer comprar de um vendedor
desequilibrado e que fala coisas sem nexo.
6. Tecnologia - O
consultor de vendas dos dias atuais tem por obrigação dominar os recursos
online. Não é mais possível manter contatos regulares, criar relacionamento sem
recorrer à mídia social e outros aplicativos da rede digital.
7. Foco no planejamento - É
imperioso que o profissional de vendas tenha um plano com metas bem definidas.
É como revela o dito popular: “Não há bons ventos para quem não sabe para onde
ir”. O foco no planejamento cuidadoso separa o vencedor do fracassado. A meta é
como se fosse o carro e o foco o combustível. Metas sem foco é como um carro
sem combustível.
8. Busque uma carreira e não
um bico - Não faça como aquela pessoa desempregada que perguntada
pelo amigo em que área deseja trabalhar, diz: “de vendedor mesmo serve”. É
preciso querer ganhar comissão maior e não salário fixo melhor. É necessário
querer mais desenvolvimento pessoal e profissional do que ganhos rápidos.
9. Trajetória vitoriosa - Crie
uma história de sucesso para contar aos filhos e netos. Mediocridade só é
boa para os medíocres. O vencedor atrai o sucesso, já o perdedor a derrota.
Saia de perto dos fracassados e junte-se aos que brigam pelo pódio.
10. Oscile, mas não vacile - Esteja
aberto a novos aprendizados. “Não veja problemas e sim desafios”. “Não enxergue
obstáculos e sim horizontes”. A sua capacidade de adaptação será fundamental na
jornada até ao topo. Os vencedores sabem que há sempre o que aprender e os
derrotados acham saber tudo. Seja um eterno aprendiz.
11. Trabalhe com obstinação - Trabalhe
muito e com alegria. Comece a sua jornada cinco minutos antes e encerre cinco
minutos depois. Se não puder vencer pelo talento, que vença pela dedicação ao
trabalho. “Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo
dependesse só de você”.
12. Tenha muita fé e
agradeça - Acorde e ore a Deus pela benção de estar vivo e com saúde
para lutar por dias melhores. Lembre-se que você é um ser iluminado equipado
com todos os recursos para vencer. “Creia que pode e poderá, creia que não pode
e não poderá”. Sonhe com o sucesso. Você não paga nada para sonhar grande,
então porque sonhar pequeno?
Saiba que o sucesso ou o
fracasso depende somente de você e virá na proporção que você determinar.
Evaldo Costa (Diretor do
Instituto das Concessionárias do Brasil (Escritor, consultor, conferencista e
professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da
qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro
“Gigantes das Vendas”).
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