quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Como os “Ws” podem tornar pessoas mais felizes

Em meio a tanta diversidade entre os sete bilhões de habitantes do planeta, existe algo que parece ser comum para toda essa multidão de pessoas: “O desejo de ser feliz”.

Mas, a questão é: “Por que apenas alguns conseguem alcançar esse objetivo comum chamado felicidade”?
Filósofos, psicólogos e demais pensadores sobre o assunto chegam a diferentes conclusões e apontam diferentes caminhos.

Particularmente, tenho visto que as pessoas que usam os “Ws”, metodológica ou intuitivamente, costumam ter mais sucesso no que se refere a ser feliz.

A origem dos Ws, tal como conhecemos hoje, remonta à Grécia Antiga nas ideias dos filósofos Aristóteles e Hermágoras sobre as sete perguntas que deveriam ser feitas para se ampliar a compreensão de qualquer problema ou situação.

Na tradução para o inglês, as sete perguntas deram origem aos Ws: What (o que / qual), When (quando), Who (quem), Why (por que), Where (onde), in What manner – How (De que maneira – Como), by What means (com que recursos).

Convido você a refletir sobre como essas perguntas podem ser decisivas para sermos felizes e como usá-las da melhor forma…

Para sermos felizes, precisamos responder ao primeiro, e mais importante “W” – Why – Por quê. Por que estamos aqui? Em meio a sete bilhões de pessoas, por que (ou para que) eu existo? Qual a razão de minha existência?


Mergulhar em si mesmo e ser capaz de responder a essa pergunta é encontrar e definir a missão ou propósito de vida.

Atingir essa compreensão é tão importante que, se tivermos uma resposta segura e convincente para essa primeira questão, já teremos dado um passo gigantesco e decisivo para a felicidade.

A segunda pergunta, ou “W”, é What – Qual. Quais são os meus valores? Quais são as coisas pelas quais eu estou realmente disposto a lutar? O que é importante para mim.

Junto com o propósito de vida, os valores são capazes de nortear todas as nossas escolhas e decisões.

A próxima pergunta é Who – Quem. Quem é realmente importante para mim? Quais são as pessoas que dão significado à minha vida?

Responder a essa pergunta nos permite analisar se estamos usando um recurso essencial chamado “tempo” para aquilo que realmente importa. É essa resposta que permite avaliar se estamos priorizando os relacionamentos ou se estamos correndo atrás de coisas ilusórias que nos distanciam da nossa essência.

Depois respondemos ao Where – Onde. Onde posso utilizar todo o meu potencial? Que tipo de atividade social ou profissional me permite explorar os meus dons e talentos na máxima potencialidade?

Essa resposta nos ajuda a pensar em que tipo de trabalho poderemos nos realizar. Enfim, ajuda também a pensar se é melhor continuar levando o mesmo tipo de vida ou se é melhor mudar de direção e começar a caminhar na direção dos próprios sonhos.

Vale lembrar que alguém que tenha o hábito de se fazer as perguntas anteriores – “Why”, “What” e “Who” – dificilmente terá dificuldades em responder sobre o “Where”.

Mas, caso a pessoa nunca tenha respondido às perguntas anteriores, é possível, e é provável, que tenha muita dificuldade e até uma certa angústia de avaliar se hoje está no lugar certo.

A seguir vem o What manner / How – Como. Como eu posso ser feliz? Quais são as escolhas, mudanças, atitudes e ações que vão me fazer feliz?

Aqui é o plano de ação para a felicidade.

E, por fim, vem o último W, o When – Quando. Quando vou me comprometer comigo mesmo e dar o primeiro passo na busca da minha felicidade? Quando vou fazer a mudança que precisa ser feita? Até quando vou me permitir viver sem buscar a minha missão, sem lutar pelos meus valores, sem priorizar as pessoas que são importantes para mim, sem fazer aquilo que eu não gosto?

Para alguns, estabelecer um prazo para mudar e ser feliz pode ser difícil. Mas, sem dúvida, é a forma mais assertiva e eficaz de assumirmos um compromisso com a nossa felicidade.

Depois disso, faça aquilo que, apesar de não parecer, é bastante simples: “seja feliz”!




Nenhum comentário:

Postar um comentário