terça-feira, 24 de novembro de 2015

4 frases que me ajudaram em algum momento e irão te ajudar também

É certo que a vida nos prega peças e, muitas vezes, é preciso uma certa resiliência para lidar com todos os problemas e labirintos que aparecem pelo caminho. Uma forma bastante eficaz que encontrei de me manter motivado é a de aprender algo novo todos os dias. Adotei um caderninho, que eu chamo de Caderno de Ideias, e nele, todos os dias, anoto alguma coisa, pode ser uma frase expressiva, um conceito, um aprendizado, uma fala que escutei de algum anônimo, ou qualquer coisa que naquele momento tenha me feito algum sentido. De tempos em tempos reviso o caderno em busca de inspiração e olha, tem dado muito certo. Revisando ele hoje encontrei algumas frases que me ajudaram muito em certos momentos e gostaria de compartilhar algumas delas com vocês. Tomara que da mesma forma que me ajudaram, possam ajudar você também.
Só quero lembrar que cada um pode ter e fazer a interpretação das frases como quiser. Coloco abaixo de cada frase o que elas significaram para mim e o que eu pude aprender com elas. Somos todos diferentes e podemos ter pontos de vistas diferentes, por isso, seria interessante que compartilhassem comigo também, através dos comentários, o que cada frase significou para vocês. Boa leitura 
"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo". - Winston Churchill
Sempre tive comigo como conceito de falha algo que pudesse comprometer o futuro, mas, diante de frases como estas, podemos entender a falha como aliada do sucesso. Sem falhar não podemos, de fato, entender o processo que nos leva ao topo. Só vence quem persiste ainda que no caminho haja muitas falhas. Sou um fã de Winston Churchill, mas a frase acima supera tudo. Falhar é bom e toda falha deve ser usada a nosso favor. Faço isso sempre quando falho. O desespero é o pior inimigo de quem quer vencer. É preciso paciência e persistência. 
"A resposta é a desgraça da pergunta". - Maurice Blanchot
O que nos dá mais prazer, o caminho ou a chegada? Segundo Banchot, o caminho. A expectativa, a esperança, a ânsia, a necessidade são as grandes chaves para a felicidade. Quando temos o que queremos, deixamos de querer e isso nos torna fechados para o mundo. É preciso sempre querer algo. Questionar sempre é a melhor forma de se caminhar na vida. Quem não questiona, ou quem não tem dúvidas, vive num tédio sem fim, ou melhor, vive não, pois quem não pergunta já está morto há muito tempo. O tédio é a morte da capacidade criativa. Contra isso é preciso sair da zona de conforto e se aventurar pelas incertezas da vida. Só assim poderemos conhecer o que de fato somos e queremos e, consequentemente, lutar por isso.
"(..) criatividade é um recurso necessário em sua luta para voltar à saúde mental". - P. E. Torrance
Torrance foi um grande estudioso da criatividade e por isso não poderia de estar aqui nessa seleção de frases. Desde já indico a leitura de materiais desse pesquisador a fim de que possamos entender mais sobre a criatividade e a importância dela em nossas vidas. De tanto pesquisar sobre ela pude chegar a uma certeza concreta, inteligência e criatividade estão intimamente ligadas (isso se não forem a mesma coisa). Prefiro usar, inclusive, o conceito "inteligência criativa" quando falo de qualquer uma delas.
Na frase de Torrance, podemos perceber que a saúde mental de qualquer pessoa depende do funcionamento criativo de cada indivíduo. Se não colocamos nossa criatividade em prática, como já dito acima, deixamos de viver verdadeiramente e passamos a morrer num tédio sem fim. Para viver, portanto, como se deve viver, é preciso, antes de tudo, botar a criatividade para funcionar. 
"Não encontre falhas, encontre soluções. Qualquer um sabe reclamar". - Henry Ford
E para finalizar esse artigo, nada melhor do que Henry Ford, que não poderia deixar de estar aqui. Na frase, me atenho muito ao "qualquer um sabe reclamar". A verdade contida ali foi e é muito impactante para mim. Quem aí nunca reclamou de nada, não é mesmo? Melhor ainda, quem aí não reclamou nenhuma vez no dia de hoje? Ou ainda melhor, você reclamou de algo nas últimas duas horas? Olha, tenho certeza que a grande maioria respondeu essa última pergunta com um "SIM" bem grande. O fato é que reclamamos muito e a todo tempo. Não importa o que aconteça, temos que reclamar de algo. Dos pais, da falta do que fazer, do ter o que fazer, do trabalho, dos amigos, dos inimigos etc. Já pensou quanto tempo da sua vida você tem perdido somente para reclamar? E se você pudesse reverter isso, o que aconteceria? E se, ao invés de reclamar, pudéssemos, como nos indica Ford, focarmos na solução do problema? Talvez muita coisa mudasse, não é mesmo.
Uma outra verdade sobre a nossa impetuosidade em reclamar é que muitas vezes reclamamos não de problemas, mas das próprias soluções. É preciso consciência do que falamos e fazemos, e, para isso, é preciso que tenhamos consciência do que somos e queremos. Enquanto nossa vida for um eterno "reclamar" nunca atingiremos o sucesso. O êxtase da vida só é atingido no cantarolar da vitória, e lá não tem esse negócio de reclamação. No alto do sucesso só sobe quem sabe agradecer cada passo subido e não quem reclama a cada vez que é preciso tomar uma iniciativa. Pense nisso.
E assim chegamos ao final dessa seleção que fiz com muito carinho a todos vocês. Se assim me for permitido, certamente voltarei a trazer novas frases. Espero que gostem e possam tirar disso algo de positivo para a vida e carreira de vocês. Muito obrigado. Ah, e vamos fazer um acordo? Durante uma semana vocês vão procurar não reclamar tanto das coisas e vão procurar sair um pouco da zona de conforto de vocês, que tal? Garanto que no final irão ver grandes mudanças (e mudanças reais) em como vocês encaram a vida. Um forte abraço e muito sucesso com criatividade, diversão e conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário