sexta-feira, 22 de maio de 2015

Você sabe dizer não?

“Limites: Equilíbrio entre Liberdade e Autoridade” (Paulo Freire)

Você é uma “pessoa assertiva”?

Você costuma dizer sim e não de acordo com aquilo que pensa e acredita, doa a quem doer, ou prefere fazer das palavras uma ferramenta para criar boas relações com as outras pessoas?

Você é do tipo de pessoa que fala segundo o seu coração ou prefere falar para tocar o coração dos outros?

Se essas perguntas de alguma forma te incomodaram, é muito provável que você tenha usado a saída mais natural: – responder a tudo com um simples “Às vezes” ou “Depende do momento”.

Essa é uma resposta aceitável e pode realmente ser dita de forma sincera.

Acredito realmente que isso possa ser verdade, mas acredito também que se você pensar um pouco mais na questão vai perceber que existe um padrão que prevalece, afinal assertividade é um comportamento.
É verdade que as pessoas precisam de carinho, de palavras ditas com doçura e que as ajude a se sentirem mais confiantes.Porém, também é verdade que o mundo precisa de pessoas assertivas. De pessoas que sabem dizer sim e que sabem dizer não na hora certa.

Que sabem parabenizar e valorizar os méritos e que sabem também criticar e direcionar os erros.

As nações fortes são construídas por pessoas que realizam. Por aqueles que, com firmeza de propósito, defendem seus pontos de vista e apostam nos próprios sonhos.

É claro que respeitar sentimentos, tomar cuidado para não magoar os outros e agir com sensibilidade são virtudes essenciais na relação humana, principalmente para os líderes.

Porém, se essas qualidades não estiverem acompanhadas de uma postura assertiva não haverá crescimento. Não haverá realização.
É preciso entender e acreditar que ser assertivo não é agir com frieza ou com falta de sentimentos. Ao contrário, ser assertivo é uma postura respeitosa para com os sentimentos do outro.

Respeitar os próprios sentimentos e as próprias opiniões e transmitir isso de forma cortês é também uma forma de mostrar respeito pelas outras pessoas.

Assertividade não é intolerância e não deve jamais ser confundida com postura arrogante.

Estabelecer limites nas relações é um ponto essencial para o amor e para o crescimento. É apenas quebrando as idealizações e permitindo que o outro nos veja como somos de verdade que as relações se tornam maduras e saudáveis.

Porém, é preciso entender que ser assertivo não significa viver se expondo o tempo todo diante dos outros, falando o que quer e o que pensa na hora que bem entende.

A assertividade, temperada com uma dose de inteligência, é uma qualidade essencial dos grandes líderes, afinal a verdade e a prudência são duas virtudes que devem caminhar sempre de mãos dadas.

Ser assertivo é, então, a habilidade de sempre falar o que pensa e expor seus pontos de vista, sabendo que, muitas vezes, o silêncio é a forma mais inteligente de se comunicar.

A assertividade sempre exige bom senso.

É sempre bom lembrar que um não dito com convicção tem muito mais valor do que um sim incerto.

Saber falar não, eis aí um ótimo aprendizado e uma excelente forma de expressar amor.


Fonte: http://www.sommaonline.com.br/blog/voce-sabe-dizer-nao

Nenhum comentário:

Postar um comentário