quarta-feira, 6 de maio de 2015

Carreira estagnada? 4 dicas para seu desenvolvimento profissional

Você percebe que o seu desenvolvimento profissional está estagnado ou parece que está estagnando? Ou imagina que não tem chances de progredir na carreira, por causa do desaquecimento na economia brazuca atualmente? Pois bem, não se deprima. É possível juntar esforços para alcançar a tão almejada promoção ou nova recolocação dentro da empresa. Todos nós desejamos ser reconhecido em algum momento de nossas vidas. Principalmente quando acreditamos em nossas potencialidades para alavancar a carreira e ser promovido, mesmo em tempos de crise.

Veja abaixo 4 dicas para elaboração de um pequeno planejamento estratégico que deverão ser avaliadas e, por conseguinte, operacionalizadas, para que você, meu caro leitor, consiga manejar sua carreira e avançar no seu crescimento profissional.

1- Aceite novos desafios
O profissional precisa descobrir o que acontece a sua volta. Oportunidades surgem, quando esta lhe aparecer, primeiramente pense se suas competências estarão condizentes com este novo cenário. Se você planejou anteriormente, seja para melhorar as habilidades ou capacitar-se e acredita que vai “dar conta” das novas funções, não hesite em falar com seu chefe. Será bem visto por ele. Existe também o lado oposto: quando o chefe propuser uma nova tarefa, a qual você não está habituado, não reclame. Se esforce para entregar um bom resultado. Quando isto acontece, as probabilidades de promoções crescem.

2- Faça um excelente trabalho
Estruturas enxutas de algumas empresas podem significar pressão por resultados. O famoso ditado popular “faça mais por menos, muito menos”. São nessas horas que o foco organizacional está voltado para o desempenho das pessoas. Por isso, é importante dedicar-se e comprometer-se com trabalho, entregar bons resultados para seu chefe e também para seu cliente. O reconhecimento poderá acontecer e assim surgir uma promoção ou oportunidade de emprego. Esta dica também pode ser uma boa estratégia para seu crescimento profissional.

3- Invista no networking
Cultivar boas relações interpessoais e manter uma rede de contatos pode significar boas oportunidades de crescimento. Exponha seus projetos atuais. Pode despertar interesses nas pessoas, além de se autopromover profissionalmente. É uma ferramenta poderosa para demonstrar que você busca novas vivências e quem sabe, conseguir uma nova oportunidade. Demonstre comprometimento e tenha cautela para não parecer desesperado.

4- Invista na sua educação
Pensa em assumir um novo cargo ou mudar de área? Prepare-se para investir em si mesmo. É o melhor momento para aprimorar a educação. Estudar inglês, realizar um curso de capacitação que demande um curto período ou investir numa pós-graduação é fundamental. Por isso é muito importante estar preparado para as oportunidades que poderão surgir.
Tenha paciência. Ela é uma arma poderosa. Profissionais resilientes e que pensam a longo prazo poderão conduzir a carreira melhor do que os afoitos, isto é, os apressados. Vale ressaltar também a questão da demissão. É recomendado que só a faça, se ao menos tiver um forte planejamento prévio.

Forte abraço!

Por Bruno Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário