Nunca foi tão difícil ganhar espaço no chamado “jogo
corporativo”. Entre profissionais tão competitivos, pequenas vitórias e boas
relações são necessárias para se sobressair. O que muitos não sabem é que o
segredo da boa convivência está além do dinheiro e do poder. Muitos trabalhadores
querem ser ouvidos, sonham em receber uma chance justa de fazer a diferença.
Eles querem se sentir especiais e tudo começa com uma boa comunicação.
Em um artigo publicado na Forbes, Jeff Schmitt afirma que
as palavras podem ser ferramentas importantes para ter uma carreira
bem-sucedida. Se você conseguir se comunicar bem, dizendo as palavras certas em
seu cotidiano de trabalho, com o tempo, o seu caráter e competência podem ser
revelados por suas ações. “Neste mundo, são usadas palavras certas nos momentos
certos e dessas conversas é possível construir pontes entre pessoas”, disse
Schmitt.
Quer aproveitar os anseios mais profundos de seus colegas
e superiores? Considere então as 15 frases em suas conversas diárias:
1. “Obrigado”.
Cortesia comum? Sim. Mas lembrem-se: Quando foi a última vez que você se
esqueceu (ou rejeitou) gratidão? Se dado em público ou privado, um sincero
‘obrigado’ cria boa vontade. Não se esqueça do conselho de sua mãe: “Diga, por
favor”. As pessoas são sempre mais felizes quando fazem um favor do que tomar
uma ordem.
2. “Eu confio em seu julgamento”. Tradução: “você tem a minha permissão. Eu acredito em
você. Agora, vamos fazer acontecer”. Você se sente bem em ouvir isso, não é?
Segundo Schmitt, muitas pessoas fariam quase qualquer coisa para agradar alguém
que as fazem se sentir assim. Seus funcionários e colegas não são diferentes.
3. “Eu não sei”.
Ninguém tem todas as respostas. E isso pode assustar muitos profissionais. Esse
é um ponto perfeito para começar um diálogo. Enfrentar o desconhecido – e
buscando garantias de respostas. Tudo o que você tem a fazer é, primeiramente,
admitir que você não sabe.
4. “Me diga mais”. “Eu
sou todo ouvidos”: é o início de uma longa conversa – pois todos gostam de
serem ouvidos. “Quando você mostra que está aberto e intrigado com algo, a
pessoa vai responder à altura. E quem pode resistir à bajulação?”, indagou o
autor do artigo. Por isso, use frases como “O que você acha?” ou “O que você
faria?”. Dê um reconhecimento à experiência de alguém.
4. “O que você quis dizer é…”. Você já perguntou a alguém sobre algum assunto que não
entendeu? Essa é uma forma de manter as ideias fluindo. Dê uma chance para as
pessoas reformularem seus pensamentos ou, se foi aquilo mesmo que elas disseram,
não há nada de errado não ter entendido. Além de dar continuidade no papo, terá
menos chances de ambiguidade no que foi dito e ouvido.
6. “Estou nessa”. Desta
maneira você mostra o quão é companheiro. “Isso pode desarmar qualquer pessoa”,
assinala Schmitt. Para um compromisso mais profundo, termine a frase com “Você
tem a minha palavra”.
7. “O que mais posso lhe ajudar?”. É preciso ter coragem para fazer tal pergunta. Pessoas
rejeitam essa gentileza com medo do ridículo ou da retaliação. Mas esse é um
modo de estender a conversa. Também, não tenha medo de pedir ajuda,
ocasionalmente. As pessoas gostam de ajudar quem precisa. Quando você é humilde
e vulnerável, você se humaniza. Isso te torna um deles. E as pessoas confiam
naqueles com quem se identificam.
8. “Me desculpe”. Todos
já cometeram grandes erros. O difícil é reconhecer a gravidade e se desculpar
com quem foi atingido por ele.
9. “O prazer é meu”.
Schmitt lembra um ponto-chave no ambiente de trabalho: “você está aqui para
ajudar os outros. Você está aqui porque quer e isso te faz feliz”.
10. “E se…”. Pode
ser imaginação, inspiração ou visão. O “por que não?” impulsiona homens e
mulheres para sonharem, irem além de seus limites. Coloque todas as opções
sobre a mesa, ouça quem está à sua volta. Não julgue-os com base em
considerações orçamentais, tempo de trabalho ou questões culturais. “Claro, a
maioria das ideias não serão viáveis ou relevantes. Mas você está buscando o
que torna a sua organização um pouco mais competitiva e agradável”, diz Schmitt.
11. “Deixe-me bancar o advogado do diabo”. Procura uma maneira sutil de criticar? Torne a conversa
em um exercício de retórica e convencimento. Você pode usar essa estratégia
para confrontar as ideias alheias e mostrar claramente seus pontos de vista.
12. “Me deixe pensar sobre isso”. Isso pode soar como uma desculpa. E é, às vezes. O fato
é que nem sempre temos a autoridade ou conhecimento para tomar decisões. Com
esta frase, você ganha tempo para respirar, pensar melhor sobre o assunto. Ele
sugere que você é uma pessoa aberta e o pedido merece consideração. Em seguida,
defina uma data e hora para fazer a decisão, para que a pessoa saiba que está
levando a sério.
13. “Ficou muito bom!”.
Às vezes, não é suficiente apenas dizer obrigado. As pessoas gastam bastante
tempo e disposição em seus projetos. Elas precisam mais do que o reconhecimento
de que uma tarefa ou meta concluída. Elas necessitam saber se o seu trabalho
foi especial e tinha significado para alguém.
14. “Você tem razão”.
Quer chamar atenção de alguém? Diga-lhe que ele está certo. Depois de derrubar
o muro entre vocês, é muito mais fácil estabelecer uma amizade e um bom aliado.
15. “Eu entendo”. Todas
as pessoas têm um desejo inato de ter semelhantes, ser ouvido e compreendido.
Ajudar alguém nem sempre envolve fazer sugestões ou elogios, mas também estar
presente quando precisam de você, prestando atenção ao que ele tem a dizer. Na
maioria das vezes, isso é o suficiente para mostrar que você o entende.
Por Info Money
Fonte:
http://www.sommaonline.com.br/blog/as-15-frases-que-constroem-os-relacionamentos-corporativos
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