Antigamente a motivação aparecia em todos os momentos num ambiente de
trabalho e o seu conceito era muito forte nas organizações. Mas ela vem sendo
cada vez mais contestada.
Há algum tempo atrás a motivação era tratada pelos grandes analistas de forma igualitária para todos. E ao longo do tempo, descobriu-se que ela é individual e que cada ser humano tem a capacidade de se auto-motivar. Ninguém motiva ninguém. Trata-se de um potencial íntimo e pessoal. Pesquisas científicas realizadas sobre o comportamento motivacional revelam que não somente as pessoas têm objetivos diferentes, como as fontes de energia que determinam seu comportamento são extremamente variadas. Mas a verdadeira motivação nasce das necessidades interiores e não de fatores externos. Não há fórmulas que ofereçam soluções fáceis para motivar quem quer que seja. O líder não pode fazer isso pelos seus liderados. Sua eficácia depende de sua competência em liberar a motivação que os liderados já trazem dentro de si. Por isso, o que vem sendo trabalhado dentro das organizações é o engajamento. Gallup diz que é mais amplo que a simples satisfação pelo trabalho - está ligado à paixão, ao sentimento e conexão que o empregado tem para com a empresa. Existem três fatores fundamentais que são necessários para o engajamento. O primeiro é a liderança. A principal pessoa que tem que estar engajado é o líder. Ter um líder andando junto com a empresa e ao mesmo tempo comprometido em desenvolver sua equipe são pontos decisivos para o engajamento dos funcionários. O segundo é o reconhecimento dos colaboradores, que desejam e esperam ser alguém significativo. Este reconhecimento pode vir através de uma oportunidade de crescimento, uma recompensa financeira, o reconhecimento dos superiores, um bom relacionamento com os colegas de trabalho ou através de um simples elogio. Equipes dirigidas pelo constante reconhecimento são capazes de realizar feitos incríveis. E o terceiro, que é essencial para o engajamento do colaborador, é um bom ambiente organizacional, ricos em gestão, em trocas de informações, que proporcionam grandes experiências e que criam ambiente para aprendizado continuo. Esse carinho, atenção, colaboração é o canal perfeito para a energia colaborativa. Regras claras e procedimentos padronizados. Neste ambiente, podemos usar nossas capacidades e desenvolvê-las ao máximo, rumo a resultados cada vez melhores. Considero estes pontos fundamentais, mas se estas ações forem trabalhadas de forma segmentada, não são suficientes para que os valores, a missão, a visão e o DNA da empresa sejam absorvidos pelos empregados. E é importante que a empresa esteja preocupada em cercar-se de todos os lados possíveis a fim de promover o engajamento. |
Camia Carvalho - Consultora de Executive Search
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quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Motivação x Engajamento
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