quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

4 motivos para acreditar que dezembro é a melhor época para se procurar emprego

Quando pensamos no último mês do ano, nossa cabeça é bombardeada por imagens que remetem às férias, à ceia de natal, viagens com família e amigos, entre outras atividades ligadas ao lazer e momentos de comemorações. Talvez seja por isso que nunca pensamos em procurar emprego no mês de dezembro.
Para Tony Beshara, presidente da empresa de recrutamento Babich & Associates, nos Estados Unidos, é o melhor período para buscar por trabalho justamente por ser um mês marcado pelo clima alegre e festivo. O autor do livro "A Solução da Busca por Trabalho" listou quatro razões que podem mudar a concepção dos desempregados sobre o mês.
1. AS PESSOAS ESTÃO BEM-HUMORADAS
As festas que acontecem no final do ano e toda sorte de comidas, bebidas e viagens muda o humor dos recrutadores para melhor. Além da farra, é em dezembro que ocorrem os pagamentos de bonificação, como participação de lucros, 13º salário, etc. Isso, claro, também impacta positivamente no humor dos envolvidos nos processos seletivos.
2. A RELAÇÃO CANDIDATO POR VAGA É MENOR
Como a maioria dos desempregados "tiram férias" da busca por emprego em dezembro, o número de candidatos cai significamente e, logo, a competição é menor por uma vaga de emprego.
3. EMPRESAS EMPURRAM AS VAGAS PARA DEZEMBRO
Procrastinar, ou seja, a arte de fazer nada e ser pago por isso, não é um comportamento apenas de pessoas físicas. Empresas também constumam "enrolar" quando o assunto é contratação e, quando chega dezembro, realizam o processo em caráter de urgência porque as vagas precisam estar preenchidas em janeiro.
4. QUEM DECIDE AINDA ESTÁ NA CIDADE
Durante as duas últimas semanas do ano, a maioria das pessoas responsáveis pelas contratações ainda estão trabalhando. Isso, segundo Beshara, significa que eles têm tempo para entrevistar e contratar novos colaboradores. "Você pode ser contratado muito mais rápido do que o normal durante as férias, porque as pessoas certas estão disponíveis para falar com você, e eles estão ansiosos contratar", diz Beshara. 

Colaboração Cristiane Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário