Falar sobre administração do tempo parece ser um tema
que já foi tão discutido, mas na verdade, precisamos ser relembrados do óbvio.
Administrar o tempo não se aplica só para a vida
profissional, mas também para a pessoal, pois, geralmente, nossas principais
desculpas para adiar a academia, o inglês, o encontro com os amigos é “a falta
de tempo”.
Administrar o tempo não significa sermos escravos do
relógio, pelo contrário, com a administração conseguimos fugir, na maioria das
vezes, dos imprevistos e do trabalho sob pressão.
Aquelas pessoas que trabalham todos os dias até mais
tarde ou que levam trabalho para casa todos os finais de semana não são,
necessariamente, as pessoas mais ocupadas e podem ser, sim, más administradoras
do tempo.
Um dos principais inimigos da administração do tempo é a
procrastinação, uma tendência natural do ser humano, mas que devemos nos
esforçar ao máximo para combatê-la. Depois podemos destacar o excesso de
reuniões e papéis, entre outros fatores.
Em minha opinião, para administrar bem o tempo
precisamos realizar um planejamento de curto, médio e longo prazo, incluindo o
profissional e pessoal. Ex: Iniciar um MBA, concluir o inglês, emagrecer 10 kg.
Após o planejamento realizado para o dia-a-dia, podemos
iniciar pela definição de prioridades, sempre com o auxílio de uma agenda ou de
um programa específico no computador. Evitar excesso de reuniões é um ponto de
extrema importância para posições de direção, chefia, supervisão ou coordenação
e, para isso, é fundamental aprender a delegar tarefas.
Como diria Roberto Shinyashiki:
“Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada,
encontra uma desculpa.”
Andressa
Pereira
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