Esforce-se para afastar o insucesso. Se conseguir
movê-lo ao menos um milímetro seu esforço terá valido a pena!
Existe negócio ruim e “mau negócio
em si”. Existe negócio bom e “bom negócio em si”, como também esse bom negócio
pode ser um “mau negócio em si”. Exemplo de um negócio ruim: vender ventilador
no polo norte. Exemplo de um negócio bom, mas que pode ser um “mau negócio em
si”: montar uma quitanda em frente a um supermercado. Ou seja, no caso do
ventilador, as vendas serão iguais a zero. No caso da quitanda, as vendas serão
baixas e os custos altos, inviabilizando o negócio. Exemplo de um “bom negócio
em si”: vender cerveja gelada na praia no verão...
Esses simples exemplos são para
ilustrar e dar subsídios para você refletir o que é um negócio bom ou ruim por
natureza, ou o que é um “bom ou mau negócio em si” em função da atividade
econômica e do local onde se está instalado.
Assim, você não deve entrar num
empreendimento só porque lhe disseram ou que tem aparência de ser bom. Você
deve, antes, avaliar o ambiente e estabelecer um “Plano de Negócio”. Algumas
considerações:
-Escolher boa localização para
implantar o negócio: proximidade de portos, aeroportos, estradas, etc. Acesso a
energia elétrica, água, segurança, etc. Disponibilidade de mão de obra a custo
condizente;
-densidade demográfica que justifique o
empreendimento, ou demanda comprovada para os produtos que serão
produzidos/vendidos;
-dispor de boa equipe de profissionais;
-capital financeiro compatível com os
projetos;
-excelência na alocação dos recursos (humanos,
matéria-prima, equipamentos, tecnologia);
-um bom plano de propaganda e marketing
Considere, ainda, como de suma
importância:
-Estabelecer em um documento o
“Plano” que sintetize os negócios. O planejamento é fundamental para prever e
vencer obstáculos não previstos (longo prazo, por exemplo);
-um “Plano de Negócios” é primordial,
tanto na construção de um novo negócio quanto na reconstrução de um já
existente;
-ideias, metas, objetivos, devem
estar consignados nesse Plano. Os passos a serem seguidos devem ser delineados
de modo que todos compreendam e sigam plenamente. É recomendável a participação
de outros membros, às vezes externos, para opinar e encorpar o Plano, dando-lhe
mais consistência e embasamento.
A eficiência de um negócio,
além de um bom Plano, depende muito da atuação do profissional responsável.
Logo, competência, inteligência, dedicação, comprometimento, são fatores que
podem transformar até, um “mau negócio em si” em um negócio de altos lucros e
sucesso!
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