quinta-feira, 20 de março de 2014

Mudança de Carreira

Quantas vezes nos questionamos se estamos felizes no trabalho e se fazemos aquilo que realmente gostamos. Muitas vezes até sonhamos com outra ocupação. Mas o que fazer? Largar tudo e tentar algo melhor?

No tempo dos nossos pais ou avós era muito comum que os profissionais permanecessem a vida toda em uma única empresa na mesma área e muitos anos realizando a mesma atividade. Como o importante era ter emprego e salário para sustentar a família, bastava fazer o seu trabalho direito e obedecer à empresa, que tudo estava resolvido. Os valores eram outros, um bom emprego era aquele que lhe dava estabilidade e salário.

Em tempos de instabilidade econômica e incertezas em relação ao emprego, uma mudança de carreira tem diferentes implicações. Ela pode ser motivada, por exemplo, por questões financeiras. A insatisfação com a remuneração e a falta de perspectivas de melhoria deste aspecto pode levar o profissional a buscar uma alternativa que lhe proporcione maior retorno financeiro.

O dinamismo do contexto econômico atual faz com que profissões novas surjam a cada dia assim como outras caem na obsolescência. Neste último caso, o profissional se vê obrigado a fazer uma mudança de carreira para garantir sua manutenção no mercado. O mesmo ocorre com áreas de trabalho que estão saturadas de profissionais. Como tem gente sobrando, falta espaço e a tendência é que as remunerações também caiam.

Por outro lado, as novas profissões atraem não só jovens profissionais, como os mais experientes, que vêem como alternativa se inovarem profissionalmente ou conseguir um nicho de mercado ainda não explorado.

Outro motivo para uma mudança de carreira e que está cada vez mais comum é a descoberta de que a carreira escolhida não o faz feliz. Claro que nesse caso, é importante analisar se o problema é momentâneo. Uma insatisfação com a função atual pode ser resolvida com uma mudança de função. Assim como se o problema for com a empresa, a busca de uma nova colocação pode solucionar a questão. Por isso uma autoanálise profunda é crucial nestas situações.

É comum também a mudança de carreira na busca de mudança de estilo de vida. Por exemplo, profissionais que em uma rotina densa de trabalho que incluem viagens, horas-extras freqüentes, trabalho aos finais de semana e buscam uma opção mais “light”.

Para resolver este problema, primeiro, identifique sua área de interesse: que outra profissão você gostaria de seguir e que você acredita que lhe fará mais feliz? Feito isso, vamos conhecer a realidade desta profissão. Para isso, pesquise, busque informações sobre ela, obtenha dados sobre o mercado desta área. Antes de iniciar qualquer ação, é importante se certificar se a mudança valerá à pena.

Além disso, faça uma autoavaliação. Identifique seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças que você vislumbra no mercado. Faça um planejamento de como será a mudança, sempre tendo em mente que esta não será simples, nem tampouco, rápida.

Aí se pode partir para a ação. É uma mudança gradativa, pois vai requerer uma formação, que pode ser uma graduação, um curso técnico ou uma especialização. A falta de experiência na nova área deverá ser suprida por muito estudo e atualização. Você pode aproveitar suas férias, finais de semana para desenvolver projetos, mesmo que voluntários nesta nova área a fim de adquirir alguma experiência.

Deve-se dar atenção especial à questão financeira. O objetivo é ser mais bem remunerado com ela, mas no começo isso dificilmente acontecerá. Você pode estudar uma redução, mesmo que temporário. Um planejamento financeiro adequado poderá minimizar o impacto no seu padrão de vida. Por isso, considero que o melhor momento para fazer uma mudança como esta sempre é quando se tem uma boa reserva financeira.

Por último mas não menos importante, será necessária uma alta dose de motivação e dedicação de sua parte. Uma mudança de carreira exige muito esforço e comprometimento, pois será muito fácil desistir no primeiro obstáculo que surgir. E tenha certeza que dificuldades irão surgir, por isso, grande parte do seu sucesso dependerá exclusivamente de você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário