O ato de criticar é um ótimo teste para suas
habilidades de comunicação. Usando a técnica adequada, você consegue
transformar um comentário aparentemente negativo em uma
mensagem motivadora para todos os envolvidos. O tom de voz e a escolha das
palavras são fundamentais para ter sucesso na empreitada. Se você
demonstrar irritação prepare-se para enfrentar problemas – as
pessoas perceberão seu nervosismo e se encolherão de medo. E se, para piorar,
você for demasiadamente rude, sua crítica pode se tornar uma questão pessoal.
Veja como tornar uma critica num feedback construtivo:
Seja direto: Quando a situação é desconfortável,
nossa tendência é demorar a entrar no assunto, mas o resultado é que isso só
aumenta a agonia. Tente apresentar seu feedback de modo objetivo, sem
subterfúgios ou explicações desnecessárias.
Verifique suas suposições: Deixe bem claro que
você acredita na capacidade do funcionário de melhorar. Faça seus feedbacks,
mas deixe nas entrelinhas uma mensagem positiva. “Você pode fazer melhor” é sem
dúvida mais animadora do que “Você é uma causa perdida”.
Preserve a autoestima do
colaborador: Tranqüilize-o dizendo “Talvez você não esteja sabendo...” ou
“Tenho uma sugestão e gostaria de ouvir sua opinião”.
Fale de maneira sincera e positiva. Se seu feedback for
bem intencionado, não há motivo para se mostrar hesitante, frio ou insensível.
O nível de entusiasmo da sua voz vai definir o tom da resposta do colaborador.
Fonte: www.metainsight.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário