quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os simples prazeres do nosso cotidiano. - Miriam Harue Tsugawa

Um dos segredos para a felicidade é nos deliciarmos com os pequenos prazeres da vida.

Deixamos ser levados pela vida agitada, pelos problemas, tristeza, angústia, depressão, más notícias, trânsito e não percebemos que somos depósitos de significâncias.


Se não colocarmos um sentido maior para as adversidades da vida, é como se vivêssemos dias sem luz, sem sabedoria e sem alegria. 

Saber desfrutar os pequenos prazeres e resgatar a paixão pela vida estão diretamente conectados com a alma. Sentir com a alma e com o coração é simplesmente bem diferente de intelectualizar os eventos vividos  e querer explicar tudo e todos.

Assim, ter paixão pela vida e pelos simples prazeres começa ao se dar a chance de se cuidar. Isso significa desacelerar, passar mais tempo consigo, cuidar do corpo e da mente, alimentar o espírito e fazer algo que lhe conduza ao coração, e não ao intelecto. Desse modo, abrir-se para os sentimentos ficará mais fácil.

À medida que você se permitir a estar mais presente e conectado aos seus sentimentos, você estará pronto para explorar e descobrir o que lhe faz sentir prazer.

Os pequenos prazeres podem ser encontrados no dia-a-dia em vários momentos e muitas vezes não há a necessidade de alterar a vida para se ter mais alegria e felicidade. 

Veja alguns exemplos de como fazer isso de uma maneira leve e despretensiosa:

- sorrir mais durante o dia;

- comer lentamente degustando cada bocado da sua refeição;


- deixar um recado divertido na caixa postal de seu amigo;


- passar o dia trabalhando de pijamas no seu escritório de casa;


- assistir os episódios do seu seriado predileto;


- sentar-se ao sol e tomar um bom chá ou café;


- acariciar o seu animal de estimação;


- rir mais de si mesmo;


- ver o céu e decifrar as nuvens.


Esses pequenos atos custam muito pouco, às vezes nada, e podem ser facilmente incorporados ao seu cotidiano. 

Se você se permitir a refletir um pouco sobre isso, perceberá que você já possui uma lista de pequenos prazeres, pois são eles que dão o toque de alegria no seu dia e ao mesmo tempo tranqüilizam o seu coração e acalmam a sua mente quando as situações nos tiram do sério. 

Afinal de contas, quem não passa por momentos de estresse hoje em dia?

Portanto, experimente lembrar-se de pequenos atos que lhe trazem prazer e faça uma lista simples, que esteja ao seu alcance em momentos críticos do seu dia, pois isso pode renovar o seu ânimo para que você tenha mais energia e disposição para continuar a sua jornada. 

Comece a pensar o que realmente lhe dá prazer. Pare e pense em quatro ou cinco coisas que façam você se sentir bem e confortável. 

O que você faz? Você canta, dança, ouve uma boa música, desenha, lê uma história, conta uma piada, escreve ou anda descalço? Enfim, quando você tiver alguma idéia, faça algo hoje.

Lembre-se de que os pequenos prazeres são coisas da alma e somente a alma pode nos mover a paixão pela vida e inspirar uma vida com muito mais qualidade, bem-estar, disposição e estilo.

Miriam Harue Tsugawa  -  Master Coach com certificações internacionais e palestrante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário