Com a busca das empresas pela excelência na qualidade dos serviços/produtos oferecidos, a pressão por melhores resultados em curto espaço de tempo e com menor margem para erros resultantes da grande competitividade trazida pela globalização e imprevisibilidade da economia mundial e dos governos; faz com que cada vez mais os profissionais necessitam superar suas expectativas, vencer os desafios, provar continuamente o quanto são bons naquilo que fazem.
Quanto aos profissionais da área de logística, esse cenário é ainda mais dinâmico, pois as barreiras a serem vencidas são maiores devido a escassez de tempo, recursos nem sempre adequados às necessidades dos profissionais, pressão constante para redução de custos, informações às vezes limitadas, além é claro, da preocupação em manter um bom nível de serviço adequado ao cliente interno e externo.
Tudo isto com o objetivo de atingir as metas e alcançar os resultados tão esperados, refletindo no bom desempenho do profissional.
Mas como poderemos avaliar o desempenho neste ritmo acelerado e gerar melhores resultados? Como poderemos avaliar se estamos atendendo as expectativas da empresa?
Quanto aos profissionais da área de logística, esse cenário é ainda mais dinâmico, pois as barreiras a serem vencidas são maiores devido a escassez de tempo, recursos nem sempre adequados às necessidades dos profissionais, pressão constante para redução de custos, informações às vezes limitadas, além é claro, da preocupação em manter um bom nível de serviço adequado ao cliente interno e externo.
Tudo isto com o objetivo de atingir as metas e alcançar os resultados tão esperados, refletindo no bom desempenho do profissional.
Mas como poderemos avaliar o desempenho neste ritmo acelerado e gerar melhores resultados? Como poderemos avaliar se estamos atendendo as expectativas da empresa?
Existem várias entrevistas, artigos e matérias no mercado que relatam sobre este tema e através da análise desses materiais extraímos alguns pontos que consideramos importantes e que poderão ajudar a melhorar seu desempenho e atingir os resultados, dentre eles:
- Conhecer a empresa como um todo, incluindo: missão, visão, valores, política, cultura, normas e procedimentos, bem como entender os processos e seus fluxos para ter participação mais ativa junto a grupo de trabalhos;
- Entender claramente as expectativas da empresa em relação a você e ter em mente o que poderá ser feito e melhorado para superar essas expectativas;
- Entender qual o planejamento estratégico da empresa, quais as metas a serem atingidas, e a partir disto, definir ações a serem realizadas, com atividades e prazos a serem cumpridos;
- Ter um plano “B” para todo o planejamento efetuado, pois imprevistos ocorrem e é sempre bom estar preparado;
- Dar e Receber feedback´s sempre que necessário com seus superiores e subordinados, para a avaliação de desempenho profissional que possibilite a identificação dos seus pontos fortes e áreas de oportunidades;
- Avaliar frequentemente a sua performance, explorando suas habilidades e competências, bem como as áreas de oportunidades a serem desenvolvidas;
- Estar atualizado com o mercado, ter um bom networking, participar de grupos de discussões além da reciclagem profissional através de treinamentos práticos e teóricos ou até mesmo buscar ajuda de umcoaching para agir na causa e não somente no problema.
Desta forma, seguindo algumas “dicas”, você obterá bons resultados na sua performance, na busca contínua pela Excelência.
Lembre-se que a excelência não é um feito, mas um hábito constante da busca pelo aprimoramento profissional, portando agora o que resta é praticar e colher os méritos.
por Kelly Bueno
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