quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os 15 Mandamentos para Combater o Estresse

Estresse! 

Nunca se falou tanto nesse assunto como nos dias atuais. 

Acúmulo de funções, excesso de trabalho, conflitos com os vários papéis que exercemos, falta de motivação, e má administração de nossa vida, eis alguns dos produtos prejudiciais da cultura competitiva do início do século XXI.

Adaptação e uma boa dose de bom senso podem contribuir significativamente para seguirmos ilesos na construção de nosso futuro. 

Os 15 mandamentos abaixo fazem diferença na qualidade de nossas vidas, espero que possam colocá-los em prática:

1. Ter qualidade de vida é equilibrar as quatro dimensões do indivíduo integral:corpo, mente, emoção e espírito.

2. Dormir o suficiente para o repouso diário. A falta de sono diminui sua imunologia, energia e concentração e aumenta os riscos de doenças.

3. Alimente-se corretamente. Dê preferência a verduras, frutas, peixes, alimentos integrais e proteínas. Cuidado com a cafeína e o açúcar. Não perca o prazer de comer, mas conquiste o prazer de comer certo.

4. Seu corpo precisa de movimento. Segundo Dr. Cooper o que separa um ser humano ativo de um sedentário são 20 minutos de caminhada 3 vezes por semana. São as endorfinas fabricadas pelo corpo após os exercícios físicos que combatem o estresse e melhoram o bom humor.

5. Controle de pressa e as corridas contra o relógio. Procure manter o equilíbrio emocional curtindo o processo de “ser”, “existir” em si em vez de só se preocupar em “fazer”.

6. Cuidado com a impaciência com as pessoas, pois isso aumenta o índice de cortisona no corpo (hormônio do estresse). Precisamos respeitar o ritmo diferente de cada pessoa.

7. Seu corpo precisa relaxar.Alguns especialistas afirmam que respiração profunda e simplesmente, se concentrar na forma de como o ar entra e sai pelas suas narinas diminui consideravelmente o nível de cortisona no sangue. Pratique também yoga, meditação, terapia de massagem, etc.

8. Mude sua rotina. Faça de forma diferente as coisas.Inove.Crie. Procure perceber o que te motiva no dia a dia.

9. Planeje seu tempo e seu dia. Organize-se. Aprenda a separar o que é urgente do que é importante e principalmente do que é crucialmente importante em sua vida.

10. Recarregue suas baterias. Faça algo que goste e que lhe dê prazer. Tenha um hobby, isto gera altos níveis de satisfação e desafios de superação.

11. Mantenha o bom humor. Tudo é transitório. Mantenha uma postura positiva e atitudes fortalecedoras para melhor superar as dificuldades.

12. Você tem que escolher entre estar certo ou ganhar. Se escolher estar sempre certo, seu lado emocional se sobrepõe ao racional. Escolher ganhar é manter a flexibilidade.

13. Procure ter intervalos e reservar tempo para si mesmo. “Quebrar o padrão” por alguns minutos restabelece o estado de fluxo das energias e aumenta a produtividade.

14. Estabeleça limites e saiba dizer não. Saiba delegar. Aceite o fato de que você nem sempre vai estar lá para ver o resultado.

15. Tenha pelo menos um amigo. Tirando seus parentes próximos, se você precisar de uma emergência no meio da noite para quem poderia telefonar? Esses provavelmente são seus amigos, que são bons ouvintes e verdadeiramente fariam por você o que fariam por si mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário