domingo, 27 de março de 2011

Como lidar com as expectativas

A vida não é feita de expectativas, é feita de escolhas!

Expectativas são esperas ansiosas e produzem um efeito danoso em nossas vidas quando excedem os padrões da realidade.

É da natureza humana gerar expectativas com relação às coisas. Nestas condições criamos expectativas com pouca ou nenhuma chance de acontecerem e caminhamos rumo à decepção e a frustração.

A solução para essas questões que sempre causam sofrimento e desilusões passa pelas seguintes reflexões:

01. Precisamos compreender que nossas expectativas são formadas a partir de nossos desejos e, muitas vezes não possuem nenhuma relação com a realidade.

02. As expectativas são nossas, mas podem depender de ação de outras pessoas e acontecimentos para se concretizarem, portanto estamos esperando por algo sobre o qual não temos controle efetivo.

03.Expectativas estão associadas à imaginação, sentimentos, emoções e experiências anteriores.

Quanto maiores forem as suas expectativas diante de qualquer situação na vida, maiores serão suas chances de se decepcionar.

Quando não estamos esperando nada, achamos tudo o que acontece maravilhoso. Quando esperamos pouco, o que acontece facilmente atende ou supera as nossas expectativas, mas quando esperamos muito...

Esperar muito é depositar nas mãos de outras pessoas e acontecimentos a responsabilidade de fazer seus desejos acontecerem. É uma perigosa ilusão.

Utilize a sabedoria para não gerar expectativas muito elevadas para as coisas que não dependem diretamente de você e de suas atitudes.

Elas dependem de outras pessoas que não pensam como você pensa, não agirão como você agiria e não sentem as coisas exatamente como você sente.

Concentre-se em alterar as coisas que você pode e em buscar compreender as que estão nas mãos dos outros.

Uma vida baseada em expectativas é irreal e muito perigosa. Faça as pazes com a realidade e aprenda a ajustar suas expectativas dentro de um padrão lúcido e flexível.  

Nem a vida nem as pessoas são como nós gostaríamos que fossem, são como são. Muitas vezes nem mesmo nós somos como gostaríamos de ser...

A vida é feita de escolhas, mas é impactada por nossas expectativas.

Colaboração: Natalia Torres Lima

2 comentários:

  1. Legal, mas e onde fica o "The Secret" ?? Expectativas é diferente de Pensar positivo??

    ResponderExcluir
  2. Mas temos que ter algumas expectativas senão paramos e aceitamos as coisas, a vida como ela é! E nem sempre a vida está como gostaríamos que fosse!

    ResponderExcluir