quinta-feira, 31 de março de 2011

Hora da entrevista, o que fazer?

Atuo nessa área há alguns anos, porém antes de tornar-me um profissional de RH e não possuía o embasamento de qual era o verdadeiro papel deste profissional, era comum pensamentos sobre como é realizada a análise dos candidatos durante um processo de seleção.

Certas indagações quanto a alguns questionamentos eram inevitáveis: porque falar sobre mim? falar dos meus pontos fortes e fracos, negativos ou positivos? meus planos para o futuro? Por que?

Perguntas e mais perguntas, algumas comuns e outras nem tanto, abertas ou fechadas. Porém, qual o fundamento de cada uma, o que revela-se em cada resposta, qual é o objetivo, como devo proceder?

Essas são perguntas que certamente estão na mente dos entrevistados e/ou candidatos e que irei revelar algumas, orientando de qual seria melhor forma de responde-las, reservei aquelas mais praticadas atualmente. Espero que essas, sejam úteis para um processo que esteja participando hoje ou nos próximos.

Fale-me sobre você?
Serve para verificar como o entrevistado lida com situações incertas e ambíguas (iguais à pergunta), se sabe se expressar bem, se é capaz de desenvolver uma boa comunicação, o que pensa a seu próprio respeito e se sabe usar bem o tempo (sintetizando argumentos).
*Orientação: O ideal é mesclar, na resposta, aspectos profissionais e pessoais, mas sem entrar muito nos detalhes. Geralmente o entrevistador interrompe o entrevistado, a fim de fazer algumas perguntas.

Por que você está pensando em deixar seu emprego atual?
O entrevistador quer avaliar se o profissional está mudando em busca de crescimento profissional ou se é um eterno satisfeito. Outro objetivo é verificar se o candidato não está buscando um argumento salarial em seu atual emprego, argumentando que tem uma oferta de trabalho.
*Orientação: Seja sincero quanto as suas perspectivas, não use uma proposta para "trampolim" isso poderá prejudicar sua imagem no futuro, afinal, o mercado é pequeno.

Quais são seus pontos fortes? E os pontos a serem melhorados?
A meta é checar o autoconhecimento, a visão crítica a respeito de si próprio. A questão não pede falsa modéstia nem exageros.
*Orientação: É importante que fale como está melhorando seus pontos fracos.

O que você pretende fazer daqui alguns anos? Ou quais são seus planos a curto ou longo prazo?
O objetivo é verificar se o candidato sabe desenvolver planos, se tem objetivos, se possui ambições e uma visão realista do que pode alcançar.
*Orientação: Ter um objetivo em longo prazo é extremamente necessário, mesmo que seja para mudá-lo no ano que vem.

Se você pudesse começar sua carreira novamente, o que faria diferente?
O objetivo é saber se o candidato é capaz de aprender com os erros que cometeu.
*Orientação: Um exemplo seria fazer referências ao desenvolvimento tecnológico, mostrando como poderia ter sido benéfico para o desenvolvimento de seu trabalho antes.

Você possui disponibilidade de viajar?
O objetivo é verificar a localidade e a disponibilidade do candidato para esse ou outros trabalhos futuros, e se a posição exige que o profissional viaje constantemente, é importante que o entrevistador fale sobre isso.
*Orientação: É fundamental que o candidato seja sincero, pode ser que a posição não tenha esse requisito, mas que as próximas exijam, o próprio candidato poderá questionar o entrevistador.

Qual sua pretensão salarial?
Permite avaliar a noção de valor que o candidato tem em relação a posição que vai ocupar.
*Orientação: È mais fácil fazer referência ao ganho atual ou mais recente e mencionar um discreto aumento. Argumente porque vale aquele salário. Ao mesmo tempo, deve mostrar-se aberto a negociação.

Quando você pode iniciar?
O objetivo é verificar a disponibilidade e o comprometimento em relação a empresa anterior.
*Orientação: Responder "amanhã". caso esteja empregado, pode mostrar que o candidato não é profissional, muito coerente e justo, já que estará deixando seu atual empregador na "mão" de uma hora para outra, logo, isso poderá se repetir.

Importante: O fundamento deste "post" não é de causar desconforto entre os profissionais de RH ou qualquer outro, tampouco, polemizar.
Tenho a consciência que devemos contribuir com aqueles que precisam se sentir mais confortáveis durante uma entrevista. Afinal, todos nós passamos e passaremos por isso novamente, contudo, essa é nossa função.

Por Fernando Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário