Vamos ver algumas características do tempo em que éramos
crianças que podem nos ajudar no desenvolvimento de bons negócios.
Você
se lembra de como era quando criança? Não, né? Faz tempo que a vida ficou
difícil, as responsabilidades vieram e você perdeu parte dessa criança que
existia em você. Mas sempre em meus textos, e em meu livro, gosto de falar das
crianças para exemplificar o empreendedor de sucesso. Vamos ver algumas
características que devemos resgatar de nossa infância se quisermos ser
empreendedores ou intraempreendedores de sucesso. Um vendedor de soluções, um
empreendedor de vendas, ou seja, uma pessoa que acredita que é capaz, com sua
atitude, mudar o futuro que se apresenta.
1º
Buscava o que desejava (aprendizado, estudo e treinamento): Quando
você era criança, buscava aquilo que tinha vontade. Mesmo sem ter os recursos
necessários, como falar e andar, você dava um jeito, buscava uma forma de
fazer-se entender e conquistar o desejo. Analisava as possibilidades, estudava
os pontos e treinava até conseguir. Busque seu propósito, não desista.
2º
Interesse (foco e prioridade): Você tinha uma forma
especial de interesse. O mundo podia estar pegando fogo ao seu redor, mas você
focava no objeto de seu interesse. Você não tentava fazer tudo, pois, naquele
momento, o mais importante era o que você estava fazendo (naquele exato
momento, o mundo era aquele momento). O restante ficava para outro momento. E
empreendedor tem que ser assim, uma coisa de cada vez e cada coisa tem sua
prioridade.
3º
Curiosidade pelo entorno (pesquisa de mercado e de satisfação): Quando
se deparava com algo desconhecido ou com outra pessoa, você tinha verdadeiro
interesse, estudava e analisava aquela pessoa. Você não analisava nada com
segundas e terceiras intenções, mas sim procurando algo entre vocês que pudesse
ser compartilhado. Um brinquedo ou uma brincadeira. Você queria sempre somar,
nunca diminuir. Quanto ao brinquedo, nem se fala, você talvez o desmontasse
para entender como ele funcionava.
Você
realmente se interessa pelos outros? Você conhece as pessoas do seu negócio?
Você já desmontou (simbolicamente) seu negócio para entender melhor como ele
funciona? Ou como poderia funcionar melhor?
4º
Insistência (persistência): Você não desistia com
facilidade, não mesmo. Tentava, tentava e tentava. Mesmo quando tomava alguns
tombos, você batia as mãos, levantava a cabeça e continuava. As vezes você até
bufava de raiva ou chorava, mas sempre tentava novamente. E agora? O medo de
cair está te paralizando?
5º
Buscava os porquês (entendimento): Você perguntava sobre
as coisas até esgotar todas as perguntas. Era chato até, mas às vezes é
preciso. Essa característica não deixava que você, por vergonha de parecer bobo
ou inocente, não perguntasse as coisas. E agora, quantas vezes você deixa de
perguntar algo para não parecer desconhecedor de algo? Como você pode oferecer
soluções de qualidade aos seus clientes, sem conhecer todos os porquês deles?
6º
Otimista (entusiasta): Você acreditava sempre nas
coisas, não sabia o que era pessimismo. Isso fazia com que você seguisse em
frente sem muito tempo para reclamar. Além do mais você era um entusiasta,
fazia com que as pessoas vibrassem com seu interesse pelo que você estava
fazendo naquele momento. E agora, você consegue entusiasmar as pessoas quando
fala de seus empreendimentos?
7º
Desconhecido (inovar e diferenciar): Você
acreditava no impossível, o desconhecido não te assustava. Pelo contrário, o
desconhecido te atraía. Você entrava literalmente de cabeça nas coisas. Só é
possível inovar e diferenciar se você encarar o desconhecido, tentar novas
formas e acreditar que é possível fazer melhor as coisas.
Ser
empreendedor é isso. É ser um mestre no recomeçar. Um empreendimento que nasce
é uma criança corporativa.
Por
Ricardo Verissimo
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