sexta-feira, 10 de março de 2017

10 reflexões de Albert Einstein para compreender melhor seu pensamento

Albert Einstein, como todos sabemos, foi um dos mais influentes teóricos da história da humanidade. Tendo sido responsável pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade Geral, revolucionou a Física newtoniana, até então paradigmática, e forneceu alguns dos novos pilares sobre os quais se edificaria a Física moderna.
Além de brilhante cientista, Einstein foi um cidadão atento aos problemas sociais de sua época, escrevendo também a respeito de política e de questões humanitárias. Abaixo, listamos 10 reflexões dele que ajudarão o leitor a compreender melhor sua mente:
1 – Mistério. “A experiência mais bonita que podemos ter é o mistério. É a emoção fundamental que está no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e não consegue mais se maravilhar poderia tão bem estar morto”. (“O mundo como eu vejo”, de 1930)
2- Nacionalismo. “Nacionalismo é uma doença infantil. É o sarampo da raça humana”. (No livro: Albert Eisntein, o lado humano)
3- Motivação. “Os ideais que iluminaram meu caminho, e que várias vezes me deram coragem para enfrentar a vida com alegria, foram bondade, beleza e verdade. Sem o sentido de bondade, sem preocupação com o mundo objetivo – o eternamente inalcançável no campo da arte e dos esforços científicos – a vida pareceria vazia para mim. Os objetivos banais dos esforços humanos – posse, ostentação e luxo – sempre me pareceram desprezíveis”. (“O mundo como eu vejo”, de 1930)
4 – O papel da ciência. “Uma coisa que aprendi ao longo de minha vida: a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e infantil – e, mesmo assim, é a coisa mais preciosa que temos”. (Do livro: Albert Einstein: criador e rebelde, de 1972).
5 – Certeza. “Na medida em que as leis da matemática se referem à realidade, elas não são certas, e, na medida em que são certas, elas não se referem à realidade”. (Em discurso proferido na Academia Prussiana de Ciências, em janeiro de 1921).
6 – Senso comum. “O senso comum nada mais é do que um depósito de preconceitos que se assentam na mente antes de você alcançar 18 anos”. (No livro: O Universo e Dr. Einstein)
7- Solidão. “Minha paixão pela justiça social e responsabilidade social sempre contrastou de forma estranha com minha falta de necessidade de contato direto com outros seres humanos e comunidades humanas. Sou verdadeiramente um ‘viajante solitário’ e nunca pertenci ao meu país, minha casa, meus amigos e nem mesmo à minha família com todo meu coração. Em frente a esses laços, eu nunca perdi o senso de distância e a necessidade de estar só”. (“O mundo como eu vejo”, de 1930)
8- Imaginação. “Imaginação é mais importante que conhecimento. Conhecimento é limitado, a imaginação cerca o mundo”. (Smithsonian, fevereiro de 1979)
9- Educação. “O objetivo da educação deve ser treinar a atitude e pensamento independentes daqueles indivíduos que acham que o serviço à comunidade é o maior problema na vida”. (Discurso proferido em outubro de 1936)
10- Aprendizado. “A maioria dos professores gastam seu tempo fazendo perguntas que têm como objetivo descobrir se o aluno não sabe algo, enquanto a verdadeira arte de fazer perguntas é para descobrir o que o aluno sabe ou o que ele é capaz de saber”. (Do livro: Conversas com Albert Einstein, de 1920).

Nenhum comentário:

Postar um comentário