quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os cinco passos para a autoliderança

Antes de liderar outros seres humanos, é preciso tornar-se alguém eficaz e dar o exemplo. 
A capacidade de conduzir outras pessoas até o alcance de um propósito comum. Esta é a definição mais utilizada mundo afora para explicar em poucas palavras o que é liderança, todavia é preciso ter em mente que outros seres humanos só aceitam de bom grado a influência de terceiros que dão o exemplo, isto é, também lideram a si mesmos. 

Hoje em dia é fácil encontrar pessoas com um sem-número de títulos de especialização e atributos técnicos da mais alta magnitude que, ao mesmo tempo, não conseguem ser pontuais em seus compromissos, descontrolam-se facilmente ou apresentam desvios de caráter incompatíveis para quem precisa impactar liderados no dia a dia.

Mas, o que fazer para alcançar autoliderança? Confira os cincos passos para autoliderança:

Passo 1: Autoconhecimento. Certa vez alguém comentou num curso que eu estava ministrando que toda pessoa, antes de assumir um cargo de gestão, deveria fazer terapia para se conhecer melhor e não traumatizar os liderados com infantilidades. A questão central é que talvez você ainda não saiba porque faz aquilo que faz; por conseguinte, mesmo se esforçando bastante para mudar não progride como gostaria. Aquele que obtém autoconhecimento sabe que tipo de ser humano é e quais são as suas principais competências e fragilidades.

Passo 2: Propósito de vida. Até pode soar muito romântico, mas todos nós temos algo que nos inspira a viver. O que faz você acordar todos os dias pela manhã e encarar a vida? Qual é a marca, o legado que quer deixar àqueles que virão depois de você? Cada um de nós tem um propósito e somente ao reconhecê-lo é que conseguimos gozar uma vida com significado.

Passo 3: Visão de futuro. Aonde você quer chegar exatamente e daqui a quanto tempo? Estabelecer uma visão do que se quer para os próximos anos nada mais é do que materializar o seu propósito de vida em algo concreto, com latitude e longitude. É claro que encontrar uma meta audaciosa que realmente mexa contigo não é tão fácil, mas é ela que o motivará a superar os desafios que aparecem no dia a dia e não o deixará perder de vista aquilo que é prioritário.

Passo 4: Planejamento pessoal. É a partir daqui que você estabelece as práticas que o levará a atingir o objetivo escolhido, pois pelo menos até o presente momento desconheço a história de qualquer pessoa reconhecidamente eficaz que tenha por hábito atingir seus alvos sem se preocupar com planejamento e organização. Na prática, esta é a fase na qual você cascateia a visão de futuro em metas e atividades específicas que mostram aquilo que é necessário realizar no curto prazo a fim de se aproximar do seu objetivo maior.

Passo 5: Autocontrole. Você é disciplinado ou age de acordo com as suas vontades? Como costuma lidar com os problemas, especialmente quando as coisas não acontecem do jeito que planejou? Ninguém está imune aos dias em que tudo parece dar errado ou então a desmotivação chega gritando aos ouvidos com o convite tentador de procrastinar as tarefas ou mesmo desistir. É neste momento que ter sangue-frio, ser perseverante e manter a consistência cria um diferencial expressivo e muita gente falha.

Sei que não parece fácil – e realmente não é – cumprir esses cinco passos, entretanto quem dá conta deles lidera a si próprio e conquista o prêmio de não ter de dirigir muito esforço para que os outros se deixem influenciar. Por quê? Quem se conhece, sabe aonde quer chegar e consegue atingir suas metas geralmente se transforma no espelho daquilo que seus pares também desejam ser.

Muitas pessoas que ocupam cargos de liderança conhecem praticamente tudo aquilo que diz respeito aos princípios, técnicas e ferramentas de gestão de pessoas só que, ao mesmo tempo, têm o costume suicida de boicotarem a si mesmos. Consequentemente, não conquistam o respeito e a simpatia de quem trabalha ao seu lado e tampouco são eficazes no cumprimento do seu papel.

Wellington Moreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário