terça-feira, 8 de setembro de 2015

Como moldar e alcançar os sonhos profissionais

Por Célio Antunes

A escolha da carreira é uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode fazer em sua via, pois ela norteará a trajetória profissional no decorrer dos anos. Por isso, é essencial que o jovem saiba escolher cuidadosamente uma profissão tendo sempre em mente as dificuldades e os benefícios que cada área pode trazer para ele, afinal é o futuro dele que está em "jogo".

Escolhas erradas fazem parte da vida universitária e isso não acontecerá de forma isolada, muito pelo contrário. De acordo com censo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - entidade pública federal vinculada ao Ministério da Educação e Cultura - MEC), 21% dos estudantes pedem transferência durante a graduação. Não há nenhum problema em mudar e seguir um novo rumo. Porém, se o aluno criar consciência do que realmente deseja para seu futuro, certamente economizará tempo e dinheiro. Quanto mais cedo descobrir a área que gosta, mais rápido torna-se capacitado para atingir o sucesso e alcançar sonhos.

Seguem abaixo três dicas que considero importantes e que podem ajudar no momento das escolhas para o futuro. Vamos a elas?

1º - Pesquise as suas áreas de interesse, levando em conta o objetivo a médio e longo prazo e o cenário do mercado nos próximos anos. É necessário antecipar-se às demandas e identificar quais são as profissões que provavelmente estarão saturadas ou carentes de colaboradores capacitados.

2º - Neutralize as influências que estão ao seu redor. Muitos profissionais são infelizes porque deixaram, por terem sido pressionados ou por puro comodismo, que os próprios sonhos sejam influenciados pelos objetivos de outras pessoas como, por exemplo, pais e familiares. Mas não deve ser assim. É preciso fazer o que se gosta. Um colaborador motivado e feliz rende mais e possui mais chances de obter sucesso em sua carreira quando encontra identificação com suas atividades e responsabilidades.

3º - Não tenha medo de pensar diferente e saia da "caixa". Em um mercado cada vez mais competitivo e cheio de informações, o profissional que ousa, que questiona e que foge da rotina consegue mais visibilidade diante dos demais que estão ao seu lado. Não fique inseguro se todos ao redor pretendem seguir carreiras tradicionais e você optou por outros caminhos. É justamente essa experiência que acrescenta o diferencial ao seu currículo.

O jovem percebe como é gratificante moldar seus próprios sonhos e tomar as rédeas da carreira. Cada conquista possui um gosto especial quando alcançada por seu mérito, pois simboliza os próprios passos rumo ao ápice profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário